Prédios da região central são tema de mostra no Centro de Fotografia da Galeria Olido

Exposição no Centro de Fotografia tem abertura prevista para dia 15, às 19h e propõe um olhar sobre a vida cotidiana de milhares de moradores de edifícios localizados na região central


Será aberta dia 15 de abril no primeiro andar da Galeria Olido a exposição Habite-se, que vai reunir diferentes olhares sobre o cotidiano dos prédios São Vito e Mercúrio.  Localizados próximo ao Parque Dom Pedro II, os edifícios são considerados dois dos principais símbolos da degradação do centro de São Paulo e foram desapropriados pela prefeitura nos últimos anos.

Com curadoria de Rita Toledo Piza, a exposição vai apresentar trabalhos de sete artistas que se dedicaram a observar os locais e fizeram retratos dos moradores e fotos do cotidiano.  Duas instalações em vídeo e uma cenografia vão proporcionar ao espaço uma ambientação que remeterá os visitantes ao dia-a –dia dos prédios.

As imagens do São Vito começaram a ser reunidas em 2003 quando a documentarista Camila Mouri iniciou um trabalho de filmagem que duraria 12 meses. Na mesma época, o fotógrafo Gui Mohallem dedicou-se ao local também. Já o registro do Mercúrio começou em 2008, quando foi desapropriado; na ocasião, três fotógrafos do grupo Garapa acompanharam o processo. Todos os artistas destacaram a peculiaridade das relações estabelecidas entre os moradores e a sua relação com a cidade.

Serviço: Galeria Olido – 1º andar. Av. São João, 473. Centro. Tel: 3331-8399. Abertura dia 15, 20h. 3ª a 6ª, das 12h às 21h30. Sáb., dom. e feriados, das 12h30 às 20h. Grátis