Promoção da Cidadania

Vem junto!

Esta seção reúne toda a informação sobre as atividades de formação voltadas para a população em geral promovidas pela Fundação Theatro Municipal. Verifique aqui as atividades e agenda para os próximos eventos, bem como materiais relacionados, como apresentações, referências, resumos, entre outros.

 

Visita Educativa no Theatro Municipal

O prédio centenário, a orquestra, as vozes, o figurino, a beleza das montagens... Aqui o arrepio é garantido da arquitetura histórica ao último acorde. Venha conhecer mais de perto o nosso teatro e descobrir um pouco da História da nossa cidade.

Os ingressos para as visitas ao Theatro Municipal de São Paulo e a Praça das Artes poderão ser reservados pela internet e na bilheteria do Theatro Municipal. Acesse o site EVENTIM (clicando aqui) para reservar seu ingresso nas Visitas Educativas.
 

Por uma questão de cuidado e prevenção contra o Coronavírus (COVID-19) estamos suspendendo as visitas educativas nos espaços do Complexo Theatro Municipal (Theatro Municipal e Praça das Artes). Fique atento às nossas redes sociais para novas informações.

Para mais informações e inscrição nas visitas educativas clique aqui.

 

 

Projeto pedagógico

Diretoria de formação: articulando atividades para gerar oportunidades

A Diretoria de Formação foi criada a partir da instauração da Fundação Theatro Municipal de São Paulo, tem como objetivo articular as atividades artístico-pedagógicas e administrativas dos grupos da Escola Municipal de Música de São Paulo, da Escola de Dança de São Paulo e da Orquestra Experimental de Repertório, e promover a interação destes organismos e de seus grupos.

A Diretoria de Formação trabalha de forma constante para estabelecer intercâmbio de suas escolas, grupos e alunos com as atividades artísticas profissionais do Theatro Municipal de São Paulo, e também de outras instituições educacionais e culturais, por meio da participação dos grupos artísticos em apresentações, produções, ensaios e masterclasses.

 

Arte Virtual na Praça: Um Projeto de Ensino à Distância

As Escolas Municipais de Dança e de Música de São Paulo possuem um histórico de quase 80 anos oferecendo educação artística de qualidade a cidadãos de São Paulo e de todo o Brasil. Em todas essas décadas nossas escolas formaram alunos que se apresentaram para grandes plateias ao redor do mundo. Uma história escrita por meio de talento, dedicação, aplausos e sorrisos.

Entretanto, a epidemia do novo coronavírus tem representado um desafio inesperado na nossa trajetória. Nossas atividades presenciais estão suspensas desde o último dia 16 de março, uma situação inédita na nossa história. Porém, as nossas escolas não estão fechadas. Ciente do papel pedagógico e artístico das Escolas de Dança e Música do Município de São Paulo, a Fundação do Theatro Municipal de São Paulo está lançando o Arte Virtual na Praça: Um Projeto de Ensino à Distância, que visa produzir informações sobre dança, música e arte e manter nossos alunos ativos e em constante contato com os processos de ensino e aprendizagem.

Para tanto, estamos utilizando ferramentas tecnológicas como streaming e redes sociais a serviço dos nossos alunos, seus pais e nosso corpo docente, a fim de manter as atividades pedagógicas durante este período de isolamento, sempre garantindo a qualidade das aulas e a privacidade dos nossos alunos nesses ambientes virtuais. Do mesmo modo, as contas oficiais das nossas escolas no Instagram e Facebook estão funcionando como um canal de divulgação de Informes Temáticos sobre dança e música a partir dos conhecimentos, das competências e dos talentos existentes nas escolas, e também para a divulgação de comunicados gerais para a comunidade. Alguns resultados já estão disponíveis e podem ser acessados aqui: Instagram Escola de Dança e Escola de Música; Facebook Escola de Dança e Escola de Música.

Sabemos que o desafio é grande e que as ferramentas virtuais não substituem o trabalho cotidiano das Escolas. Porém, estamos vivendo uma situação inédita, que nos demanda soluções inovadoras. Por isso, o Arte Virtual na Praça: Um Projeto de Ensino à Distância, mais do que uma alternativa à atual conjuntura, é um convite à construção coletiva de um espaço de aprendizado e divulgação artística. A Arte sempre foi um farol a guiar a humanidade nos momentos mais difíceis, não será diferente dessa vez.