Edasp no Abril pra Dança e Dia Internacional da Dança

Abril é o mês da Dança e a EDASP participou dessa programação com 2 apresentações na Escadaria do Theatro Municipal!

Nos dias 25 e 26, a EDASP apresentou, junto com o Ensemble FTM, o Tico-Tico no Fubá na escadaria do Theatro Municipal.
Com concepção coreográfica de Sthephanie Mascara e baseada na obra “Season March” de Pina Bausch, os bailarinos constroem, durante a apresentação, quadros vivos que dialogam com a estrutura musical e seus elementos sonoros.
O Abril pra Dança é um evento realizado pela Secretaria Municipal de Cultura que, no ano de 2023, ocupou espaços públicos da cidade com danças de estilos diversos. O evento ocorre no mês de abril porque no dia 29 é comemorado o Dia Internacional da Dança, data que foi instituída pelo Comitê Internacional da Dança da Unesco como homenagem a Jean-Georges Noverre.

Noverre, nascido em 1727, foi estudante da Académie Royale de Musique (futura Ópera de Paris) e é considerado o reformador da dança clássica com sua obra “Lettres sur la danse et sur les ballets”. Seu trabalho expressa a importância de ir além da técnica mais do que qualquer outro coreógrafo antes dele, transformando o balé em uma forma de arte e meio de expressão independentes.

Jean-Georges Noverre, a quem foi creditada a criação do ballet d’action, produziu mais de 100 balés durante sua carreira. De acordo com Noverre, todos os elementos da produção de um balé, como coreografia, cenografia e figurino, estão subordinados a um enredo e tema, em trecho de sua carta de n° 8, em Lettres sur la danse et sur les ballets‎, ele diz: …”menos magia, menos maravilha, mais verdade e naturalidade fariam a dança aparecer num ângulo bem mais favorável; os quadros da humanidade são os únicos que falam à alma, afetam, abalam e transportam.”