ABCdança 2011 leva espetáculos e oficinas à Olido

Companhias de Dança das cidades de São Paulo, Diadema outros municípios do Grande ABCD se apresentam entre os dias 28 e 31 de julho

Share/BookmarkCompartilhe

A Companhia de Danças de Diadema realiza, na Galeria Olido, entre os dias 28 e 31 de julho, a 6ª edição do projeto ABCDança. A mostra reúne as cidades de São Paulo, Diadema e mais sete municípios do Grande ABCD, com o objetivo de fomentar a dança na região. Além de apresentações dos projetos locais, haverá uma encenação do Ballet Stagium e dois workshops. 

Abre a programação o espetáculo “Adoniran”. O trabalho foi resultado, no ano passado, de uma homenagem do Stagium ao centenário de nascimento do compositor paulista Adoniran Barbosa. O mestre retratou como poucos os arquétipos culturais e o progresso da cidade de São Paulo, em canções como “Bom Dia Tristeza”, “Tiro ao Álvaro”, “Saudosa Maloca” e “Trem das Onze”, essa última eleita pelos paulistanos como a música que tem “a cara da capital”. Os bailarinos interpretam no corpo a tradução dessas obras e trazem ao palco a figura do compositor, que observa a coreografia. 

No dia 30, das 14h às 16h, ocorre o workshop “Tempo Presente Codificado”, com Renato Alves e Douglas Godoi. Nele, exercícios e jogos despertam a percepção corporal dos participantes. O registro da atividade, por meio de pintura, texto e coreografia, integrará uma cena do espetáculo “Deserto de Almas”, do Grupo  Art´e..., encenado no mesmo dia, às 20h. Para fazer parte da oficina, é preciso ser estudante ou profissional de teatro e dança. 

O público em geral pode participar da atividade “Corpo na Cena: Entre a Dança e o Teatro”, realizada por Cristina Ávila no dia 31, das 14h às 16h. Nesse workshop, os interessados criarão pequenas composições poéticas utilizando elementos teatrais. 

Completam a mostra os espetáculos “Entre Duos e Duetos: Uma Visão Integrada de Criação”, “A Ilha” e “Lacuna_instante sem Duração”, do Coletivo MR - Dança, Pessoas, Corpos e Criação; “Intervesons”, do Black White Crew; e “Sob o Teto de Isabel”, do grupo Danceato

Confira a programação aqui

Serviço: Galeria Olido – Sala Paissandu. Av. São João, 473, Centro. Tel. 3331-8399 e 3397-0171. De 7 a 10. 5ª a sáb., 20h. Dom., 19h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes)