Dança

Fevereiro de 2016

ALE KALAF E IRENE ATIENZA
Espetáculo: “Con alma”. Concepção cênica: Ale Kalaf e Irene Atienza. Coreografias e interpretação: Ale Kalaf. Colaboração artística: Clarisse Abujamra. Colaboração coreográfica: Priscila Grassi, Milene Muñoz, Carolina Zanforlin e outros. Músicos: Irene Atienza (canto), Jony Gonçalves Beto Angerosa e outros. 60 min. Livre.
Uma bailarina flamenca brasileira e uma cantora espanhola, apaixonada pela musica brasileira. Desse encontro, surge uma parceria artística cujo ponto de partida é a emoção presente nas duas culturas.  
| Galeria Olido – Sala Paissandu. Centro. Dia 18, 19, 20, 25, 26 e 27, 20h. Dia 21 e 28, 19h. Grátis (retirar ingresso a partir de uma hora antes)

CHEMICAL FUNK
Apresentação: “Danças urbanas - locking”. Dir.: Ivo Alcântara. Com Diego “Popping D” Oliveira, Evandro “Smile” da Silva, Ivo Alcântara e outros. 45 min. Livre.
Apresentação de danças urbanas - locking por meio de esquetes que ilustram o surgimento dessa forma de dança. 
| Biblioteca Pública Vicente Paulo Guimarães. Zona Leste. Dia 26, 10h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes)

CIA. DANÇAS CLAUDIA DE SOUZA
Espetáculo: “Dimensão oculta”. Dir.: Claudia de Souza. Com Bruna Petito, Claudia de Souza, Felipe Lwe e outros. 50 min. +10 anos.
Inspirado em ideias e textos do antropólogo americano Edward T. Hall, conhecido por suas pesquisas sobre comunicação intercultural, o trabalho explora as relações corporais sob uma ótica biológica, espacial e sensorial.
| Centro Cultural Jabaquara. Zona Sul. Dia 19, 15h. Grátis

CIA. DESVELO
Espetáculo: “Praga da dança”. Concepção e dir.: Djalma Moura. Intérpretes-criadores: Djalma Moura, Heloísa Amazonas, Juliana Nascimento e outros. 45 min. Livre.
Livremente inspirado no fenômeno de mesmo nome, o espetáculo traz para as ruas da cidade a experiência de contaminação, de “se exaustar para contaminar”, a fim de instigar o público na ocupação dos espaços de transição, imergindo dessa forma em uma grande dança celebração.
| Praça do Ciclista. Centro. Dia 14, 14h. Grátis
| Grátis 

CIA. DIVERSIDANÇA
Apresentação: “Porque danço”. Concepção, criação e dir.: Rodrigo Cândido. Com Alessandro Saldanha, Iliandra Peluso, Marcos Ramon e outros. 50 min. Livre.
O Manifesto Poético Por Que Danço? reuniu depoimentos de artistas da dança que contaram parte de suas histórias. Os relatos foram entrelaçados com os dos próprios integrantes do grupo, servindo como ponto de instigação para aqueles que queiram compartilhar seus modos de ser, sentir e pensar a dança.
| Biblioteca Pública Álvares de Azevedo. Zona Norte. Dia 11, 14h
| Casa de Cultura de São Mateus. Zona Leste. Dia 14, 15h
| Casa de Cultura do Campo Limpo. Zona Sul. Dia 27, 16h
| Grátis

CIA. STREET SON
Espetáculo: “Clássicos das ruas”. Dir.: Duda Moreno. Intérpretes-criadores: Carlos Alexandre, Duda Moreno, Edvan Soares e outros. 35 min. Livre.
Trabalho híbrido oriundo da troca entre a dança urbana e a música erudita. Proposta que cria uma ruptura no tempo, na qual a prática artística acontece livre dos velhos paradigmas classificadores, separatistas e preconceituosos.
| Casa de Cultura Palhaço Carequinha. Zona Sul. Dia 20, 19h
| Casa de Cultura Cora Coralina. Zona Sul. Dia 21, 17h
| Grátis

COLETIVO FLOR DA AROEIRA
Espetáculo: “Tambor de crioula Flor de Aroeira”. Criação: Stefania Faro, Pedro Alfazema e Valdenir Alves (Nenê). 
Com Stefania Faro, Maria Morena, Pedro Alfazema, Nenê e outros. 60 min. Livre.
Esta roda é um convite aberto ao público, um espaço aberto para o compartilhamento da música e da dança, ao ritmo da batida do tambor, do canto coletivo e da dança feminina.
| Biblioteca Pública Belmonte. Zona Sul. Dia 25, 19h. Grátis

CORPO INSTALAÇÃO: #ESTUDO PARA LUGAR NENHUM#
A bailarina e coreógrafa Vera Sala, o arquiteto Hideki Matsuka e o videoartista Marcus Bastos se unem para fomentar novas perguntas, reflexões e experimentações, criando instabilidades e “perturbações” naquilo que já está instaurado no corpo e em seus modos de proceder. O corpo transbordando para a composição do ambiente, modificando-o e sendo modificado por ele; sua modificação pelo tempo, entre outras constatações.
| Centro Cultural São Paulo – Praça das Bibliotecas. Centro. Zona Norte. Até dia 4/3. 3ª e 4ª, 21h. 6ª, 20h. Grátis

DUO PARA DOIS PERDIDOS
Dual Cena Contemporânea. Criação e dir.: Ivan Bernardelli. Com Ivan Bernardelli e Hélio Feitosa. Figurino: Fábio Namatame. 30 min. Livre.
Baseado no texto teatral “Dois perdidos numa noite suja”, de Plínio Marcos, o espetáculo aborda a relação entre dois mundos corporais extremamente distintos, em choque e diálogo a partir de suas singularidades.
| Biblioteca Pública Viriato Corrêa. Zona Sul. Dia 20, 15h
| Casa de Cultura da Brasilândia. Zona Norte. Dia 16/4, 20h
| Casa de Cultura do Campo Limpo. Zona Sul. Dia 30/4, 16h
| Biblioteca Pública Prefeito Prestes Maia. Zona Sul. Dia 12/5, 14h
| Casa de Cultura Palhaço Carequinha. Zona Sul. Dia 21/5, 19h
| Grátis

GRUPO ÂNGELO MADUREIRA E ANA CATARINA VIEIRA
Espetáculo: “Estado imediato”. Coreografia e dir. artística: Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira. Dir.: Ana Catarina Vieira. Elenco colaborador: Vanessa Silva, Rafi Sousa, Leandro Soares e outros. Projeto contemplado pelo Petrobras Cultural 2012/13. 50 min. +14 anos.
Busca de um “estado imediato” como se fosse um último instante de vida, com referências em John Travolta, Tchaikovsky, Dominguinhos, Beatles e outros. O espetáculo procura estabelecer uma conversa entre o publico e os artistas sobre as “regras" da dança contemporânea.
| Teatro Municipal da Mooca Arthur Azevedo. Zona Leste. Dias 12 e 13, 21h. Dia 14, 19h
| Teatro João Caetano. Zona Sul. Dias 19 e 20, 21h. Dia 21, 19h
| Teatro Municipal de Santo Amaro Paulo Eiró. Zona Sul. Dias 26 e 27, 21h. Dia 28, 19h
| Grátis (retirar ingresso uma hora antes)

NÚCLEO LUZ
Espetáculo: “Okinosmóv - Um ballet nada russo (pocket)”.
Criação e dir.: Chris Belluomini. Com Alex Araújo, Carlos Araújo, Danilo Estevam e outros. 70 min. Livre.
Por meio da dança contemporânea, o espetáculo procura mostrar as infinitas variáveis existentes entre a necessidade e o desejo, ressaltando o que movimenta ou paralisa uma pessoa, entre medos, amores, paixões e outras inquietações.
| Teatro Flávio Império. Zona Leste. Dias 26 e 27, 20h. Dia 28, 19h. Grátis (retirar ingresso a partir de uma hora antes)

NÚCLEO MARCOS SOBRINHO DE DANÇA E PERFORMANCE
Espetáculo: “Um poema para Carmen”. Concepção, dramaturgia, dir. e interpretação: Marcos Sobrinho. 45 min. Livre.
Performance que tem como ponto de partida o universo da cantora e atriz Carmen Miranda, mesclando dança, música e artes visuais.  
| Casa de Cultura Chico Science. Zona Sul. Dia 27, 20h. Grátis (retirar ingresso a partir de uma hora antes)
| Casa de Cultura de São Mateus. Zona Leste. Dia 10/4, 15h. Grátis (retirar ingresso a partir de uma hora antes)

NÚCLEO OMSTRAB
Espetáculo: “Cidade”. Dir.: Fernando Lee. Com Alex Martins, Diogo de Carvalho, Fernando Lee e outros. 50 min. Livre.
Novo olhar sobre São Paulo e suas regiões. Mapeando as cinco zonas da capital, o grupo fez uma pesquisa em campo, buscando estabelecer um diálogo direto, corporal e auditivo com a cidade, por meio da percepção de elementos sonoros e de movimentos que se perdem na urgência do dia a dia.
| Casa de Cultura Raul Seixas. Zona Leste. Dia 21, 16h

NÚCLEO PÉ DE ZAMBA
Espetáculo: “A cruz que me carrega”. Concepção e dir.: Andrea Soares. Orientação dramatúrgica: Valéria Cano Bravi. Com Andrea Soares, Joana Egypto, Jô Pereira e outros. Trilha sonora: Leandro Medina e Andrea Soares (livremente inspirada nos pontos da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Justinópolis/MG). 40 min. Livre.
Com música ao vivo, este espetáculo de dança contemporânea é inspirado na tradição afro-banto encontrada, principalmente, no Sudeste. A coreografia, pensada para espaços não convencionais, procura traduzir a beleza e a força do legado enredado pelo catolicismo popular afro-mineiro, forte elemento da cultura brasileira. 
| Casa de Cultura de São Miguel Paulista. Zona Leste. Dia 24, 15h. Grátis

3ª MOSTRA EXPERIMENTAL DE DANÇA NÚCLEO LUZ 
Orientação artística: Chris Belluomini. Orientação de projetos: Carla Kinzo. 90 min. Livre.
Apresentação de solos e quarteto criados e interpretados por 19 bailarinos-aprendizes do ciclo II de formação do Núcleo Luz, dando início a seus trabalhos autorais.
| Teatro Alfredo Mesquita. Zona Norte. Dias 12 e 13, 21h. Dia 14, 19h
| Teatro Zanoni Ferrite. Zona Leste. Dias 19 e 20, 20h. Dia 21, 19h
| Teatro Flávio Império. Zona Leste. Dias 26 e 27, 20h. Dia 28, 19h
| Grátis (retirar ingresso a partir de uma hora antes)