BAIRRO PARQUE SÃO LUCAS

bairro
São Lucas é um distrito situado na região sudeste da cidade de São Paulo. O distrito foi dissociado do distrito de Vila Prudente em 1986, ocasião em que houve uma grande alteração nas subdivisões do município.

As terras da região do São Lucas pertencias as irmãos Antônio, Luís e Domingo de Luccas. São Lucas, o santo padroeiro de sua família, veio a dar nome a essas terras.

O Parque São Lucas não teve um grande povoamento até meados do século XX, se comparados com distritos próximos como São Caetano do Sul e Vila Prudente, pois suas terras brejentas não eram muito propícias para a agricultura. A partir dos anos 40, com a intensa migração para São Paulo, a região de São Lucas passou a ser um bairro dormitório recebendo uma população oriunda principalmente de Minas Gerias e do interior do estado que iam para a capital para trabalhar nas fábricas da região do Rio Tamanduateí (Mooca, Vila Prudente, Ipiranga e ABC Paulista).

O alemão Francisco Fett chegou ao Brasil depois da Segunda Guerra Mundial e, com o capital que havia reservado, comprou terras na região do Parque São Lucas. Começou assim o loteamento das terras.

O italiano Padre Aldo Giuseppe Maschi (1920-1999) chegou ao Parque São Lucas por acaso, já que fora enviado em missão para outra região de São Paulo, mas se encantou com a população local e decidiu ficar no bairro, onde existia uma pequena capela (Capela de Santo Antônio). O Pe. Aldo construiu aí, no lugar dessa capela uma grande paróquia (Paróquia São Filipe Neri) em homenagem a São Filipe Neri, fundador da Congregação do Oratório. Fundou, então, junto à paróquia, o Oratório de São Filipe Neri do Parque São Lucas. Foi esse oratório que nomeou a Estrada do Oratório (atual Avenida do Oratório, que continua indiretamente no município de Santo André), importante estrada que cortava a vila.

Foi construído em 1997 um pequeno Sambódromo onde desfilam blocos do bairro e se apresentam os carros alegóricos da agremiação do bairro, a Escola de Samba Unidos de São Lucas.

logo SMB

Aureliano Leite