Share

HISTÓRICO DA BIBLIOTECA

Histórico
A Biblioteca Aureliano Leite foi primeiramente instalada no bairro da Vila Prudente, em 30 de julho de 1981, na Avenida Zelina, 177, pelo então secretário da Cultura Mário Chamie, onde funcionou por mais de 10 anos.

Em janeiro de 1992, não havendo possibilidade de renovação de contrato e nem se encontrando outro imóvel, a biblioteca foi provisoriamente transferida para a Praça Veiga Cabral, juntando-se à Biblioteca Infanto-Juvenil da Vila Prudente.

Durante meses, enquanto as bibliotecas pública e infanto-juvenil conviviam harmoniosamente, atendendo a comunidade local, planejava-se a mudança da Biblioteca Aureliano Leite para o prédio do Posto de Saúde do Parque São Lucas, que havia se transferido para prédio próprio.

Esse prédio, sito à Rua Otto Schubart, 196, com cerca de 150m², tinha ótima localização e a comunidade do Parque São Lucas decidiu em plenária realizada em julho de 1992 que a biblioteca seria instalada no local.

Depois do espaço ser reformado pela Administração Regional de Vila Prudente, foi entregue à população em 12 de novembro de 1992, pela então prefeita Luiza Erundina, o Núcleo de Biblioteca do Parque São Lucas, que era um ponto de leitura como extensão dos serviços das Bibliotecas da Vila Prudente, onde futuramente se tornaria a Biblioteca do Parque São Lucas.

Finalmente a Biblioteca Aureliano Leite foi transferida na sua totalidade da Praça Veiga Cabral para o espaço do Núcleo de Biblioteca do Parque São Lucas onde mantém atendimento até os dias atuais.

Legislação referente à biblioteca
Criação: Decreto nº 17.535 de 14 de setembro de 1981
Inauguração: 8 de julho de 1981
Denominação: Decreto nº 21.778 de 24 de dezembro de 1985


logo SMB

Aureliano Leite