BAIRRO JARDIM DA SAÚDE

bairro
O Jardim da Saúde está localizado no distrito do Cursino e foi idealizado por volta de 1938 pelo Engenheiro Jorge de Macedo Vieira, que trabalhou na Companhia City - a mesma que projetou o bairro dos Jardins.

O bairro começou com apenas duas glebas de 700 mil metros quadrados, sendo que a primeira pertencia a Oscar Rodrigues e a Horácio de Melo, que a adquiriram em 1921 objetivando arruá-la e loteá-la. Em 1938, Paulo de Almeida Barbosa, Diogo de Toledo Lara e Antônio Toledo Lara Filho compraram a segunda gleba, nas proximidades da primeira, formando assim o Jardim da Saúde.

Porém, apenas em 4 de maio de 1943, através do Decreto-Lei nº 206, foram oficializadas algumas vias públicas como a Praça João Rodrigues  e a Avenida Bosque da Saúde, dentre outras.

Em 27 de agosto de 2002 o bairro foi tombado como patrimônio da cidade pela Resolução 016 do CONPRESP (Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico, Urbanístico, Paisagístico e Ambiental do Município de São Paulo).

Bairro Jardim da SaúdeO Bairro do Jardim da SaúdeMonografias de História dos Bairros de São Paulo - Arquivo Histórico Municipal -- Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo.

 

 

 

 

 

 

logo SMB

Amadeu Amaral