BIOGRAFIA DO PATRONO AMADEU AMARAL

Amadeu AmaralNo dia 6 de novembro do ano de 1875 nasceu na cidade de Capivari, no interior do estado de São Paulo, Amadeu Ataliba Arruda Amaral Leite Penteado.

Filho de jornalista, muito cedo Amadeu Amaral se envolveu com a profissão. Com 11 anos veio estudar em São Paulo e aos 16 passa a trabalhar no jornal que seu pai fundou na metrópole, o “Lavoura Comercial”. Mais tarde também trabalhou nos jornais “O Correio Paulistano” e  “O Estado de S. Paulo”.

No ano de 1892 e com o pseudônimo de Max Til publicou seu primeiro soneto no jornal “A Platéia”.

Em 1899 lançou seu primeiro livro de poesias, “Urzes”. Seus poemas incentivavam o aperfeiçoamento do ser humano.

Ocupou a Cadeira 15 da Academia Brasileira de Letras – que antes havia pertencido ao poeta Olavo Bilac – no dia 7 de agosto de 1919.

Transferiu-se para o Rio de Janeiro no ano de 1922 para trabalhar como secretario da “Gazeta de Notícias”. Ao retornar à São Paulo em 1929 é eleito Presidente da Academia Paulista de Letras.

 
Algumas obras de Amadeu Amaral: Letras floridas; Memorial de um passageiro de bonde: [impressões de viagem] por Felicio Trancoso; O dialeto caipira: gramática, vocabulário; O elogio da mediocridade: estudos e notas de literatura; Poesias completas; Política humana; Tradições populares.

logo SMB

Amadeu Amaral