Andaime reestréia no Teatro João Caetano com temporada popular

O espetáculo Andaime, com Claudio Fontana e Elias Andreato no elenco, reestréia dia 24 de Janeiro no teatro João Caetano

A comédia premiada de Sérgio Roveri, Andaime, reestréia dia 24 de janeiro no Teatro João Caetano em temporada popular. Interpretando o personagem Claudionor, o também diretor Elias Andreato é a novidade da atual montagem, substituindo o ator Cássio Scapin. Cláudio Fontana retoma o papel de Mário.

Em cima de um andaime, instalado em um grande edifício, uma dupla de limpadores de janela filosofa sobre a vida e comenta o cotidiano. Entre o trabalho e uma pausa para o cigarro, falam da passagem do tempo e do medo de serem substituídos por máquinas, além de exercitar os músculos acompanhando as instruções da professora de uma academia de ginástica, que observam através de uma das janelas. “Uma das cenas mais divertidas do texto”, comenta o diretor.

Vencedora do prêmio Funarte de dramaturgia em 2005, a peça fez turnê por quase dois anos, passando por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Vitória. Por dirigir o espetáculo desde o início e assistir às representações, Andreato encontrou facilidade em desempenhar as duas funções nesta temporada. “Scapin o fazia lindamente, e o assisti diversas vezes.

Dessa forma, pude criar minha interpretação com profundidade, já que tive muito tempo para observá-lo e para sentir a reação do público”, revela. Além disso, ele acredita ter acrescentado uma certa dose de melancolia ao personagem por ser um pouco mais velho. “O Scapin tinha mais energia, era mais otimista, enquanto eu encaro as coisas mais com os pés no chão. Sou um pouco mais sofrido”, comenta. Os cenários e figurinos têm assinatura de Gabriel Villela. As apresentações dos dias 24, 25 e 30 de janeiro são gratuitas.

Serviço: Teatro João Caetano. Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino. Zona Sul. (Próximo da estação Santa Cruz do metrô). Tel. 5573-3774 e 5549-1744. 436 lugares. De 24 de janeiro a 22 de fevereiro. (dias 24, 25 e 30, grátis). Sex. e Sáb., às 21h. Dom, 19h. R$15