3º Festival de teatro vocacional interage com a cidade

A terceira edição do Festival de Teatro Vocacional traz, entre dias 7 e 12, uma programação com cerca de 40 peças teatrais, apresentações musicais e intervenções artísticas em diversos locais da cidade

A novidade, este ano, fica por conta do Espaço Corredor. Situada na área de circulação interna da Galeria Olido, entre a Avenida São João e a Rua Dom José de Barros, a passagem recebe grupos que convidam o público a interagir com várias linguagens artísticas, como teatro, dança e música.

Completando 42 anos de existência, o Teatro Popular União e Olho Vivo (TUOV) abre o evento, dia 7, às 18h30, na Sala Olido, com a encenação da peça A lenda de Sepé Tiaraju. No mesmo dia, o grupo lança uma coleção que reúne, em cinco volumes, as oito peças desenvolvidas nessas quatro décadas, somando 4 mil apresentações vistas por 4 milhões de pessoas. Os livros trazem fotos, textos, fichas técnicas e montagens. “Nosso objetivo sempre foi levar um pouco da cultura teatral aos bairros periféricos”, explica César Vieira, um dos fundadores da companhia. “Além dos locais em que nos apresentamos, procuramos formar também o elenco, cenário e figurino com elementos populares, como materiais reciclados”, conta. Dos 22 atores que compõem atualmente o TUOV, 16 vieram de bairros populares.

Dia 9, no Espaço Corredor, o grupo Pandora apresenta A revolta dos perus. Dialogando com o drama e a comédia, os 14 atores interpretam a história do bairro de Perus, em São Paulo, utilizando a passagem como cenário. “O ambiente nos permite maior interatividade com as pessoas, tornando a peça ainda mais viva para quem assiste”, afirma o ator Gilmar Luis. O grupo encena, ainda, o espetáculo A igreja do diabo, dia 10, na sala 2 do Coletivo Fábrica. No texto, o conto adaptado de Machado de Assis traz à tona questões sobre a fraqueza humana.

Além desses locais, outros palcos também integram o Festival, como os do Galpão do Folias, Espaço dos Satyros II, Teatro da Vila e dos CEUs Azul da Cor do Mar e Cidade Dutra.

O programa Teatro Vocacional desenvolve atividades em cerca de 100 pontos da cidade e atende, atualmente, uma média de 6 mil pessoas. Parte dos trabalhos desenvolvidos pelos participantes pode ser vista na exposição fotográfica Processos de cena, em cartaz na Galeria Olido, de 7 a 28.