CCZ lança material para divulgar campanhas de proteção animal

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) acaba de lançar novos materiais para serem utilizados nas redes sociais e ajudarem a divulgar as campanhas Adote um Amigo e Guarda Responsável.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) lançou novos materiais educativos das campanhas Adote um Amigo, que incentiva a adoção de animais que estão no CCZ a espera de um novo lar, e  Guarda Responsável., que conscientiza os donos a  terem a guarda responsável de animais de estimação, evitando o abandono e o descaso.

Os novos materiais foram criados para serem utilizados nas redes sociais - Twitter, Facebook, Myspace e Orkut – como formas de divulgar as campanhas entre os internautas.

Adote um amigo

Os interessados em adotar um animal de estimação podem procurar o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Rua Santa Eulália, 86, Santana, de segunda a sexta-feira das 9h às 17h e aos sábados das 9h às 15h. Todos os animais do CCZ são vacinados (para a raiva e as específicas para cada espécie), esterilizados, microchipados, tratados contra pulga e carrapato e vermifugados. Também é preciso levar guia para os cães e caixa de transporte para os gatos e os seguintes documentos: CPF, RG e comprovante de residência.
 Os novos proprietários recebem, ainda, informações sobre guarda responsável e orientações, fornecidas pelos técnicos do CCZ. O processo de adoção contribui para a redução do abandono nas ruas, evita acidentes, maus-tratos e crueldade contra animais.

Guarda Responsável

A campanha Guarda Responsável visa conscientizar donos de animais de estimação a não abandonarem seus animais. O descaso de alguns donos colabora para o crescimento do número de animais nas ruas da cidade, aumentando os riscos de transmissão de zoonoses por essas espécies. 

A campanha também alerta sobre a importância dos proprietários seguirem as orientações veterinárias para manter seu animal saudável. Entre essas recomendações estão as vacinações anuais contra a raiva, que podem ser realizadas gratuitamente, quando da Campanha Anual promovida pela prefeitura através do Centro de Controle de Zoonoses ou nos postos fixos. Além dessa vacina o proprietário deve se informar com o veterinário sobre as demais vacinas, que protegem contra doenças transmissíveis entre os animais

Castração

Outra importante ação desenvolvida pelo CCZ são os mutirões gratuitos de castração que acontecem periodicamente nas regiões das Subprefeituras. Além destes, os munícipes de qualquer parte da Cidade que queiram castrar seus animais de estimação podem efetuar cadastro junto ao CCZ. No momento  da inscrição os interessados devem levar os seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de residência. Não é necessário levar o animal no ato da inscrição.

Feito o cadastro, o CCZ encaminhará os interessados ao local mais próximo de sua residência, onde esteja ocorrendo o serviço gratuito de castração regularmente.

Todas as imagens das campanhas estão disponíveis para download no site do CCZ