Secretaria do Trabalho capacitará jovens junto com o Unicef

A parceria promoverá a formação e a inserção qualificada de jovens de 16 a 20 anos, alunos de escolas públicas e moradores de comunidades carentes, no mercado de trabalho. O primeiro ciclo de trabalho se estende de 2009 a 2011.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lançou a Plataforma dos Centros Urbanos, uma iniciativa que visa a contribuir para que cada criança e adolescente que vive em comunidades carentes de grandes centros urbanos tenham seus direitos protegidos, respeitados e garantidos. Como parceira do Unicef, a Secretaria Municipal do Trabalho promoverá a formação e a inserção qualificada de 320 adolescentes e jovens no mercado de trabalho.

Por meio dessa parceria, adolescentes e jovens de 16 a 20 anos, alunos de escolas públicas e moradores de comunidades carentes, receberão formação e acompanhamento qualificado permanente, que os permitirão desenvolver habilidades em tecnologias de comunicação e informação, mobilização social, garantia de direitos, desenvolvimento pessoal e social, desenvolvimento de projetos de vida e planos de negócios, entre outras. O programa se divide em três ações: formação de empreendedores sociais, de aprendizes e de empreendedores econômicos.

No fim do primeiro ciclo de trabalho, que se estende de 2009 a 2011, a expectativa é que o Unicef e a Secretaria Municipal do Trabalho tenham possibilitado a formação direta de 320 jovens e a capacitação de 10 ONGs para projetos em aprendizagem. Os jovens estão divididos em grupos de 120 Empreendedores Sociais, que trabalharão como mobilizadores pelos direitos da criança e adolescente em suas comunidades; 150 que atuarão como aprendizes em empresas; e 50 Empreendedores Econômicos, que comandarão seus próprios negócios. Está prevista também a produção de um documento de referência para balizar políticas e ações na área de formação e inserção qualificada de adolescentes e jovens no mercado de trabalho, contribuindo com o desenvolvimento de todo o município.

O trabalho na Cidade será acompanhado por um comitê municipal, formado por representantes do poder público, de organizações da sociedade civil, do setor privado e das próprias comunidades, incluindo adolescentes. Esse comitê será responsável por monitorar as metas municipais e construir soluções conjuntas para alcançá-las, além de apoiar o avanço em metas que deverão ser cumpridas pelas próprias comunidades carentes. Serão feitas ainda avaliações do processo formativo e de impacto do projeto.

O Unicef fará a articulação com 60 comunidades na cidade de São Paulo e com organizações do primeiro, segundo e terceiro setores; a realização de atividades de formação e acompanhamento das ONGs e dos jovens empreendedores sociais, em colaboração com parceiros técnicos e o apoio financeiro às ONGs que realizarão os programas de capacitação dos jovens aprendizes e empreendedores econômicos. Já a Secretaria do Trabalho concederá bolsas aos empreendedores sociais; bolsa e acesso a microcrédito para empreendedores econômicos; apoio na mobilização de empresas e outros parceiros para contratação de aprendizes e recursos técnicos para a publicação da sistematização das metodologias, com o intuito de subsidiar políticas públicas e programas de capacitação e inserção de jovens no mundo do trabalho.