Cine Tela Brasil encerra exibições em Sapopemba com sucesso de público

Ao todo, passaram pela tenda do Cien Tela Brasil no Mercado Municipal do Teotônio Vilela, em Sapopemba (Zona Leste), mais de 2.000 pessoas para assistir a algumas das melhores produções recentes do cinema nacional.

Quem acompanhou o período de três dias em que o Cine Tela Brasil esteve no estacionamento do Mercado Municipal do Teotônio Vilela, em Sapopemba (Zona Leste), sabe que a tenda amarela vai deixar saudade. Ao todo, passaram pela tenda do Cine Tela Brasil mais de 2.000 pessoas, entre jovens, crianças e adultos, que tiveram a oportunidade de assistir na telona a algumas das melhores produções recentes do cinema nacional.

Foram dias em que o encanto do cinema chegou à região afastada do centro da capital, com direito à presença especial da atriz Bruna Lombardi, no último sábado (27/06), para contar um pouco de sua experiência como roteirista.

"Em novela, você precisa escrever muitas cenas e diálogos para preencher todo o tempo de cada capítulo, como numa repetição de seqüência. Você pode sair da sala para tomar uma água que não vai perder o que está acontecendo. Diferente do cinema, que parte mais pra idéia da reflexão, em cenas bem mais sintetizadas do que na TV", comentou a atriz aos 20 alunos que realizaram a Oficina Itinerante de Vídeo desde 13 de junho no Cedeca Mônica Paião Trevisan, no Parque Santa Madalena. O último dia de aula foi a avant première dos alunos, que apresentaram ao público, amigos e familiares o resultado de seu trabalho: três curtas-metragens, totalmente produzidos por eles.

Presente ao bate-papo com Bruna Lombardi, o subprefeito de Vila Prudente reafirmou o compromisso em trazer mais cultura para as áreas carentes desses serviços. "As pessoas precisam de melhorias urbanas, mas precisam também sonhar um pouco", disse.

Segundo ele, não havia previsão de quando o Cine Tela viria para a região leste, mas bastaram um contato e o interesse em trazer essa ação para a região que a produção do projeto atendeu prontamente, abrindo essa possibilidade em sua agenda lotada. A próxima parada será Cubatão, a caminho da região litorânea de São Paulo.

Cine Tela Brasil

Idealizado pelos cineastas da atual safra do cinema nacional, Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi, respectivamente, diretora e roteirista de Bicho de Sete Cabeças, entre outros sucessos, o Cine Tela Brasil nasceu da vontade de organizar sessões de cinema em praças públicas e escolas da periferia de São Paulo.

Assim nasceu o Cine Mambembe, que percorreu diversas cidades dos grotões do Norte e Nordeste do País. Depois do reconhecimento com premiações e parcerias com o Sesc, Senac, e Secretarias de Cultura, no ano de 2004 o projeto passa a se chamar Cine Tela Brasil, com uma infra-estrutura muito maior, com direito a som surround e projeção cinemascope.

Um dos projetos de maior sucesso no cinema nacional, o Cine Tela Brasil contabiliza desde 2004 números grandiosos. Foram percorridas 225 cidades e realizadas 2.672 sessões. A taxa de ocupação da sala é a maior do Brasil, com 88% de público em cada sessão, em um total de mais de 500.000 espectadores. Sessenta e oito filmes nacionais foram exibidos gratuitamente.

Além de ser aberto a toda a população, o evento conta com a presença de alunos de escolas da região, convidados pela Coordenadoria de Educação local, após convite da produção. O Cine Tela Brasil oferece, para as Secretarias de Educação dos municípios que visitam, um material com orientações metodológicas para a utilização do cinema como recurso didático e pedagógico.