A Prefeitura de São Paulo anunciou na última segunda-feira (29/06) uma portaria com uma série de medidas que regulamentam o transporte por meio de ônibus fretados em São Paulo.
O objetivo é organizar a circulação desses veículos na cidade para oferecer maior conforto aos passageiros e maior fluidez ao trânsito. As mudanças foram anunciadas pelo prefeito de São Paulo e pelo secretário municipal de Transportes em coletiva de imprensa no Edifício Matarazzo.
A Portaria cria uma Zona de Máxima Restrição à Circulação de Fretados (ZMRF) - similar à criada no ano passado para caminhões -, que restringe o tráfego desses veículos no horário das 5h às 21h.
A ZMRF entra em vigor no dia 27 de julho próximo. Serão instaladas 800 placas de trânsito pela cidade alertando para a restrição. A Prefeitura espera remover cerca de 1.300 ônibus da região central, aliviando o tráfego nessas regiões no horário de pico do trânsito.
Os fretados serão desviados para 13 pontos de embarque e desembarque, criados em estações de trem, metrô e Expresso Tiradentes. Esses pontos serão identificados por sinalização específica nova. Serão criadas ainda sete linhas especiais de ônibus para complementar o sistema viário.
Essas linhas serão servidas por 65 ônibus remanejados de outros trechos e circularão somente em dias úteis e em horários restritos, das 5h às 9h e das 16h30 às 21h, atendendo às necessidades dos usuários dos fretados.
Os ônibus fretados transportam 110 mil pessoas diariamente em São Paulo, de acordo com a Secretaria de Transportes. As mudanças atingem aproximadamente 48 mil desses usuários.
O fretamento de ônibus escolares, de turismo, de transporte para feiras e seminários, cerimônias e eventos religiosos, atividades de lazer e esportes e hotéis não serão atingidos pela restrição. Mas esses veículos precisarão fazer o cadastro junto à Secretaria de Transportes.
As mudanças atendem à Lei Municipal de Mudanças Climáticas, aprovada neste mês, que deixou sob responsabilidade da Prefeitura a regulamentação da circulação, parada e estacionamento do transporte fretado, até que o Poder Legislativo estabeleça uma lei específica para o tema.
"O transporte de fretados era um desses setores que precisavam de regulamentação. Não é uma ação contra os fretados, mas para organizá-los. Essa solução apresentada busca conciliar o conforto das pessoas que usam o transporte fretado com o bom andamento do transporte público", declarou o prefeito.
Nas próximas semanas, serão anunciadas regras específicas para a atividade de fretamento no transporte de passageiros, que somente poderá ser desempenhada na cidade de São Paulo mediante a expedição pela Secretaria de Transportes de um "Termo de Autorização - TA". Ao se cadastrarem, os veículos receberão um cartão de identificação indicando por onde podem circular.
As medidas, embora ainda não definidas, abordarão temas como idade máxima da frota, necessidade de acessibilidade e de realização da Inspeção Veicular.
Haverá um período de transição, ainda também não definido, que permita a adequação das empresas de fretamento. O secretário de Transportes afirmou que até dia 27 de julho todas as regras estarão determinadas.
Segundo o prefeito, o sistema de transporte público está preparado para receber os novos usuários oriundos dos ônibus fretados. "São Paulo possui 6 milhões de usuários do transporte público, e o número de usuários dos fretados que será acrescentado é de menos de 50 mil pessoas, portanto é mais que possível esse acomodamento", diz.
"Nós estamos estudando essas medidas há quase um ano", diz o secretário.
A fiscalização do respeito à ZMRF será feita por 39 radares com Leitura Automática de Placas, além de fiscais da SPTrans, Departamento de Transportes Públicos (DTP) e Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
Os veículos clandestinos estarão suscetíveis a multa de R$ 3.400,00 e apreensão do veículo, em adição às punições previstas no Código de Trânsito Brasileiro por circular, parar ou estacionar em local ou horário proibidos.
Prefeitura anuncia portaria que organiza circulação de ônibus fretados
O objetivo da portaria anunciada na última segunda-feira (20/06) é organizar a circulação de ônibus fretados na cidade, ramo de atividade que não possuía regulamentação.
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