Virada Esportiva reúne mais de duas mil atividades pela cidade

O prefeito Fernando Haddad abriu na manhã deste sábado (21) a 7ª Virada Esportiva. Evento reúne mais de duas mil atividades esportivas em 200 pontos diferentes da cidade

A sétima edição da Virada Esportiva da cidade de São Paulo foi aberta na manhã deste sábado (21) pelo prefeito Fernando Haddad, acompanhado pelo secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Celso Jatene. O evento conta com duas mil atividades em mais de 200 pontos espalhados por toda a cidade, com uma programação de mais de 34 horas.

Durante a abertura, o prefeito assistiu a apresentação de taekwondo do Instituto Olga Kos, com alunos com deficiência intelectual e síndrome de down, no Vale do Anhangabaú. Haddad também acompanhou apresentações de dança de senhoras da terceira idade no Centro de Referência do Idoso e um jogo de Bossa Ball, mistura de vôlei, futebol e música, na Praça dos Correios, promovido pelo Instituto Cartão Vermelho.

A programação da Virada Esportiva segue até às 18h deste domingo (22), em 45 centros esportivos municipais, dez parques, 45 Centros Educacionais Unificados (CEUs), 90 praças, 12 unidades do SESC e em arenas como a do Vale do Anhangabaú. Os destaques ficam para o Passeio Ciclístico-Pedalada Noturna, que começa às 21h de hoje, no Parque das Bicicletas, e a Skate Run, que começa amanhã (22), às 9h30, na Praça Charles Miller. A corrida de skate, que terá trajetos de 3 a 8 km e reunirá mais de 10 mil participantes, é considerada uma das maiores do mundo.

Haddad ressaltou que essa edição da Virada Esportiva é a mais participativa, e não apenas contemplariva. Cerca de 95% das atividades propostas poderão ser praticadas pelo público que comparecer ao evento. “A principal característica dessa Virada é que ela convida à participação mais do que simplesmente a observar alguém fazendo esporte”, afirmou.

“Essa é uma demanda da cidade contra o sedentarismo, pela saúde e pela mobilidade. São Paulo está ganhando um colorido novo com essa questão do transporte público, cicloativismo, pedestre, caminhada e a Virada faz parte dessa mudança de cultura”, disse o prefeito.

O secretário Celso Jatene também ressaltou a forma mais participativa dessa edição da Virada e afirmou que além das atividades específicas, outros 300 clubes da comunidade (CDC) também seguem com suas programações normais no fim de semana. “Uma Virada que está espalhada em todas as regiões da cidade, mais próximo da casa de cada morador de São Paulo, em seu bairro, para que todos pratiquem esporte e façam exercícios físicos”, disse.

Pessoa com deficiência
Além da Virada Esportiva, o sábado também é marcado pelo Dia Nacional de Lutas da Pessoa com Deficiência. Mais de dez atividades esportivas do evento são voltadas para essas pessoas dentro da programação.

Além do projeto de taekwondo do Instituto Olga Kos, o prefeito Haddad ainda conversou com atletas com deficiência que praticam futebol. O prefeito acredita que o esporte complementa o trabalho de outras áreas, em especial, a saúde. ”Esse tipo de atividade dialoga com outras áreas da Prefeitura, como a educação, saúde e pessoa com deficiência. Hoje, é o dia da pessoa com deficiência e desse ponto de vista, você promove a integração e a socialização dessas pessoas a partir de práticas esportivas. Tudo somado, você tem uma sociedade mais saudável”, afirmou Haddad.

O secretário da Educação, César Callegari e a secretária da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti também participaram da abertura da Virada Esportiva. “As atividade voltadas às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida vão aumentar e ganhar cada vez mais espaço na Virada Esportiva para transformarmos essa cidade mais inclusiva, até mesmo no próprio esporte”, afirmou a secretária municipal Marianne Pinotti.

FOTOS

Crédito: Cesar Ogata / SECOM


Foto 1 - Esportes radicais também fazem parte da programação da Virada Esportiva

Foto 2 - Prefeito observa habilidade de atleta com deficiência

Foto 3 - Secretaria Marianne Pinotti destaca pessoas com deficiência no esporte

Foto 4 - Celso Jatene afirma que Virada Esportiva 2013 será mais participativa

Foto 5 -
Secretário da Educação, Cesar Callegari também participou da abertura

Foto 6 - Haddad reiterou que esporte e saúde são áreas integradas

Foto 7 - Prefeito assistiu apresentações esportivas durante abertura

Foto 8 - Haddad conversou com público que participava da 7ª Virada Esportiva

Foto 9 - Jatene e Haddad participaram de atividades no Centro de Referência ao Idoso

Foto 10 - Prefeito explicou importância de praticar esportes e exercícios físicos