DIA C - A luta no combate à Dengue continua

Embora a situação da doença em São Paulo esteja sob controle, o mosquito transmissor da Dengue está muito vivo. Por isso, é importante que a população paulistana continue em alerta.

17/01/2005 - Saúde

Embora a situação da doença em São Paulo esteja sob controle, o mosquito transmissor da Dengue está muito vivo. Por isso, é importante que a população paulistana continue em alerta, sem se descuidar da adoção de medidas preventivas contra o Aedes aegypti.

No próximo dia 26, na volta do feriado prolongado que marca as comemorações dos 451 anos de São Paulo, a Secretaria Municipal da Saúde deflagra o DIA C, com o objetivo de lembrar à população sobre a importância do seu engajamento na luta contra a Dengue.

O tema da campanha, que contará com a ajuda de vários veículos e diversos instrumentos de comunicação que a cidade dispõe, foi focado no verão, época de maior risco de infestação da doença.

No verão, intensifique a luta contra a Dengue!
Mosquito sem água
São Paulo sem Dengue

O verão é a época em que os cuidados de prevenção contra a Dengue devem ser redobrados. O mosquito transmissor da doença não sobrevive a temperaturas baixas, atacando nos dias de calor, à sombra, dentro e fora de casa, preferencialmente nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde.

Para sua reprodução, precisa de água limpa e parada. Daí, a importância da adesão dos moradores da capital em não deixar água parada em casa: em vasos (os pratinhos devem ser preenchidos com areia), calhas, garrafas, pneus, tonéis, recipientes e utensílios domésticos. Sacos de lixo devem ser mantidos fechados dentro das lixeiras e as caixas d’água sempre tapadas.

Em 2004, foram registrados
na capital 10 casos autóctones (com origem no município) e 82 importados (pessoas que contraíram em outras localidades) .

Quem viajar no feriado prolongado precisa ficar alerta com a doença em municípios do Estado onde a incidência de casos é maior: Caraguatatuba, Guarujá, Santos, São Vicente e Potim. Dos estados que mais exportam Dengue para São Paulo, estão Bahia e Minas Gerais.

Os sintomas mais comuns da doença são: febre alta surgida abruptamente, acompanhada de dor de cabeça (atrás da região dos olhos), dores intensas pelo corpo, falta de apetite, náuseas, vômitos, aparecimento de manchas avermelhadas pelo corpo e pequenos sangramentos. Ao apresentar algum desses sintomas, procure o posto de saúde mais próximo de sua residência.