Prefeitura determina providências para aumento imediato de produção nas usinas de asfalto

A medida visa recuperar as cinco unidades responsáveis pela produção e fornecimento de massa asfáltica, para tapar rapidamente os 35 mil buracos existentes na cidade

06/01/2005 - Secretaria de Comunicação

A medida visa recuperar as cinco unidades responsáveis pela produção e fornecimento de massa asfáltica, para tapar rapidamente os 35 mil buracos existentes na cidade


Após visita à Usina de Asfalto Barra Funda na tarde desta quinta-feira (6), o prefeito de São Paulo determinou providências urgentes para permitir o aumento de produção de massa asfáltica na unidade visitada - que produz asfalto à quente - e nas quatro usinas de asfalto à frio da Prefeitura, localizadas na Mooca, Itaquera, Santo Amaro e Parelheiros.

A medida visa recuperar as cinco unidades municipais responsáveis pela produção e fornecimento de massa asfáltica com o objetivo de tapar os 35 mil buracos existentes na cidade (estimativa da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras) e fazer uma manutenção contínua dos buracos que surgirem.

Tapa-Buraco na Marginal - A primeira ação resultante das determinações do prefeito poderá ser conferida na noite desta quinta-feira, na Marginal Tietê. Uma Operação Tapa-Buraco será realizada ao longo da via a partir das 21h (ponto de encontro: Usina Barra Funda), com expectativa de fechamento de cerca de 1.000 buracos. Serão utilizados na operação 10 caminhões, 60 homens e aproximadamente 100 toneladas de massa asfáltica. A atividade será cancelada automaticamente se houver chuvas pesadas na região.

A meta é que as usinas de asfalto atinjam sua capacidade máxima de produção. A Superintendência das Usina de Asfalto na Barra Funda, por exemplo, está funcionando com um terço de sua capacidade total, que é de 1.470 toneladas por dia. As demais usinas foram encontradas no dia 1º deste ano com o estoque de matéria-prima zerado, sendo que têm condições de produzir 4.480 toneladas/ dia.

Sucateamento - O problema nas usinas não é só de matéria-prima, mas de paralisação de máquinas, equipamentos e veículos, por falta de manutenção ou de aquisição de peças necessárias. Dos 22 veículos existentes na Usina Barra Funda, apenas quatro estão em funcionamento.

Das quatro acabadoras - máquinas que nivelam e dão acabamento à massa asfáltica - da unidade, só duas estão operando. Uma delas é a máquina mais nova de toda a Usina e está parada há quatro anos. Apesar de vários reparos, para voltar a funcionar a acabadora ainda precisa de duas bombas hidráulicas, orçadas em R$ 30 mil. Durante a visita à Usina na Barra Funda, o prefeito determinou ao secretário de Coordenação das Subprefeituras solução rápida também para este problema.

Serviço:
Endereço da Usina de Asfalto Barra Funda: rua do Bosque, 1088 - Barra Funda

(Fotos: Paulo Dias)