José Serra: 59º prefeito de São Paulo

José Serra nasceu em 19 de março de 1942. Sua trajetória política teve início quando, aos 17 anos, ingressou na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

José Serra nasceu em 19 de março de 1942. Sua trajetória política teve início quando, aos 17 anos, ingressou na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Foi presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE) de São Paulo e da União Nacional dos Estudantes (UNE), além de fundador da Ação Popular (AP). Depois do golpe militar de 1964, exilou-se na Bolívia, na França, no Chile e nos Estados Unidos. Retornou ao Brasil em 1978, depois de prescrever uma condenação promovida pelo regime militar.

No Brasil, Serra cursava Engenharia, na Escola Politécnica de São Paulo. Obrigado a interromper seus estudos, começou a estudar Economia na França, fez o curso da Cepal (Comissão Econômica para a América Latina das Nações Unidas), em 1966, com especialidade em Planejamento Industrial, e o mestrado em Economia pela Universidade do Chile, no biênio de 1967 a 1968. Foi funcionário da Cepal entre 1969 e 1970, professor da Universidade do Chile de 1968 a 1973, e membro do Institute for Advanced Study, de Princeton, de 1976 a 1978, nos Estados Unidos. Entre 1974 e 1976, fez mestrado e doutorado em Ciências Econômicas na Universidade de Cornell, nesse mesmo país.

Com a eleição de Franco Montoro para o governo de São Paulo em 1982, Serra assumiu a Secretaria de Economia e Planejamento do Estado, onde permaneceu de 1983 a 1986. Teve papel decisivo para a reorganização do Estado, o saneamento financeiro e o planejamento das obras, como as do metrô. Foi eleito deputado federal constituinte em 1986, e reeleito em 1990, com a maior votação do Estado e a segunda do Brasil.

Na Assembléia Nacional Constituinte, foi o parlamentar que conseguiu aprovar a maior proporção de emendas, além de ter sido o relator dos capítulos de tributação, economia e finanças. De suas emendas e projetos de lei posteriores, resultaram o Fundo de Amparo ao Trabalhador e o atual Seguro-Desemprego. Em 1994, foi eleito Senador, com a maior votação do País.

Serra foi Ministro do Planejamento e Orçamento do primeiro governo de Fernando Henrique (1995/96) e depois ministro da Saúde (1998-2002). Transformou os medicamentos genéricos em realidade, comandou o programa brasileiro de combate a AIDS, copiado por outros países e tido, pela ONU, como o melhor do mundo em desenvolvimento. Por sua iniciativa e com apoio do presidente Fernando Henrique, foi vitorioso na batalha junto a Organização Mundial do Comércio para a possibilidade de quebra de patentes de medicamentos essenciais.

Com o foco na prevenção, ampliou em nove vezes o programa de Saúde da Família, promoveu notáveis avanços nos programas de saúde da mulher. Em áreas de alta complexidade, o resultado mais notável foi o desenvolvimento dos transplantes de órgãos no Brasil, que passou a ser o segundo do mundo em cirurgias nessa área.

Disputou a Presidência da República em 2002, obtendo mais de 33 milhões no segundo turno, sendo 2,9 milhões na cidade de São Paulo, apenas 127 mil a menos do que o seu adversário. Um dos fundadores do PSDB, Serra liderou a bancada tucana na Câmara dos Deputados e assumiu a presidência nacional do partido em 2003. Em 31 de outubro de 2004, Serra foi eleito prefeito da cidade de São Paulo com 3.330.179 votos.

José Serra é casado com Monica. Têm dois filhos.