Prefeita participa da entrega do Planetário do Carmo

Cidade de São Paulo ganha novo planetário

21/12/2004 - Comunicação e informação social

A prefeita Marta Suplicy participou nesta terça-feira (21/12) da entrega do prédio do Planetário do Carmo. "Agora as crianças poderão apreender astronomia e geofísica. Este é um presente da Prefeitura para a cidade de São Paulo", disse Marta Suplicy, durante projeção de estrelas no Planetário do Carmo.

O secretário Municipal do Verde e Meio Ambiente, Adriano Diogo, e o presidente do grupo Telefônica do Brasil, Fernando Xavier Ferreira, entre outras autoridades, estavam presentes. As empresas Telefônica e Zeiss prestaram homenagem à Prefeitura pela revitalização dos equipamentos de astronomia do município e pela implantação do Planetário do Carmo.

Além da implantação do Planetário do Carmo, a gestão da prefeita Marta Suplicy investiu na recuperação dos mais importantes equipamentos astronômicos da cidade de São Paulo: Planetário do Ibirapuera e Escola Municipal de Astrofísica.

O Planetário de Carmo será o mais avançado do Brasil e um dos mais modernos do mundo. A obra, iniciada em julho de 2003 e concluída agora, é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e a Telefônica, que investiu 11 milhões.

O local tem capacidade para receber cerca de 400 mil pessoas por ano, apenas na sala de projeção. Conta também com um auditório de 90 lugares para seminários, congressos e espetáculos em geral. O público total estimado é de 1 milhão de freqüentadores por ano.

A sala de projeção, com espaço para 300 pessoas, contará com projetores periféricos que permitem simular viagens pelo espaço em diferentes épocas. O Planetário terá ainda biblioteca informatizada, celostato para observação de manchas solares, esplanada cósmica (onde será possível observar os astros por meio de telescópios) e uma lanchonete.

Planetário do Ibirapuera - Além do Planetário do Carmo, por meio de parcerias com a iniciativa privada, encabeçadas principalmente por Termos de Compensações Ambientais, a Prefeitura conseguiu, depois de cinco anos, restaurar o Planetário do Ibirapuera, fechado desde 1999 por problemas estruturais.

Além do restauro, o Planetário do Ibirapuera, tombado pelo Conpresp e Condephaat, vai ganhar um novo projetor: um StarMaster, moderno aparelho de ponta adequado a cúpulas de 18 metros. O aparelho chegará a São Paulo no primeiro trimestre de 2005.

Inaugurado em janeiro de 1957, o Planetário do Ibirapuera foi o primeiro construído na América Latina, chegando a atender a 350 mil pessoas por ano. Desde sua inauguração até o ano de interdição, recebeu quase 4 milhões de pessoas. Recuperado, o Planetário voltará a funcionar com sala para 300 pessoas, espaço cultural multimídia com exposição de painéis interativos e de um meteorito verdadeiro, com idade estimada entre 3 e 4 bilhões de anos. Serão atendidas cerca de 600 mil pessoas por ano.