Prefeitura de SP promove workshops gratuitos de Moda e Costura na zona leste da Capital

Participantes vão aprender técnicas para construir peças de pijama e acessórios criativos e atraentes

 A Fundação Paulistana, entidade vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo da Prefeitura de São Paulo, abrirá no mês de janeiro dois workshops de Moda e Costura em Cidade Tiradentes, zona Leste da capital. Ao todo, serão 4 turmas, cada uma com 20 vagas, que abordarão modelagem, ideias de design e produção de figurinos diversos. As inscrições poderão ser feitas até 13 de janeiro, presencialmente no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. A iniciativa exige que o participante tenha noções básicas de costura.

"Nós identificamos que o distrito de Cidade Tiradentes possui uma grande vocação para a costura e à economia criativa. Por isso, temos incentivado a população local a se capacitar nesta área, que está em ascensão no mercado”, comenta a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “A capacitação é uma porta de entrada para a pessoa que atualmente está sem emprego, possibilitando a geração renda e até mesmo a criação de novos negócios como marcas e grifes”, finaliza.

Ao todo, serão 80 vagas divididas em dois workshops, cada um com duas turmas de 20 alunos. A primeira opção é voltada a “Modelagem e costura de pijama feminino em tecido plano”, onde os interessados vão aprender a confeccionar peças de pijama para todos os modelos de corpos femininos, a partir da tabela de modelagem industrial.

Já o segundo workshop abordará “30 ideias em design de superfície: de figurinos a alta costura”, que incentivará o aprendizado e criação de acessórios para os mais diversos tipos de roupas. O aluno que mais se destacar neste workshop vai ganhar uma mentoria exclusiva da professora e estilista Talita Santana Alberto e um portfólio digital.

A capacitação dura em média 40 horas totais, garantindo ao concluinte um certificado de conclusão para trabalhar como autônomos ou contratados. As aulas vão acontecer nos períodos da manhã e tarde no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, localizado na Rua Inácio Monteiro, 6.900.

“A área da moda tem um grande campo de trabalho, e os cursos disponíveis muitas vezes não têm preços acessíveis, principalmente para as pessoas de baixa renda, mais afetadas pela pandemia. Desde 2017, atendemos mais de 800 pessoas que passaram pelas qualificações e ingressaram no mercado de trabalho, gerando renda como autônomas ou contratadas”, ressalta a diretora geral da Fundação Paulistana, Maria Eugenia Ruiz Gumiel.

As inscrições presenciais vão de 4 até 13 de janeiro, com horário de atendimento de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, e sábados, das 10h às 16h. Os documentos necessários são RG, CPF, comprovante de residência e certificado do Módulo Básico do Curso de Moda e Costura, realizado também no CFCCT. Caso a especialização tenha sido feita em outra instituição, é preciso levar diploma ou certificado de conclusão de curso.

“Eu estava em uma depressão, pois meu pai faleceu em abril de 2021. Estava muito sonolenta, só dormindo, quando surgiram esses cursos que me ajudaram muito. Pude também desfilar com as peças feitas pelas minhas próprias mãos no São Paulo Fashion Week. Já tinha feito o Módulo Básico há quatro anos, que também foi maravilhoso. Quero agradecer de coração à Fundação Paulistana por estar me reerguendo de novo”, afirma Hulda Pereira Rosa Viana Santos, ex-aluna dos cursos e workshops de Moda e Costura.

Sobre a Fundação Paulistana


A Fundação Paulistana de Educação Tecnologia e Cultura, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, da Prefeitura de São Paulo, é responsável pela gestão da Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Profº Makiguti, Makiguti Núcleo Norte I e do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.


A entidade oferece ações de qualificação profissional e empreendedora, de forma presencial e à distância em setores estratégicos para o município. Já qualificou e atendeu mais de 100 mil cidadãos ao longo de seus 17 de existência.

 

Serviço

Workshops de Moda e Costura no CFCCT

Inscrições presenciais

Data: até 13 de janeiro
Horário: Segunda a sexta, das 9h às 17h e sábados das 10h às 16h
Endereço: Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - Rua Inácio Monteiro, 6.900 - Cidade Tiradentes.

 

Modelagem e costura de pijama feminino em tecido de pano

Dias: segundas e quartas-feiras

Horários disponíveis: 9h às 13h e 13h30 às 17h30

Aulas: 17 de janeiro até 16 de fevereiro

 

30 ideias em design de superfície: de figurinos à alta costura

Dias: terças e quintas-feiras

Horários disponíveis: 9h às 13h e 13h30 às 17h30.

Aulas: 18 de janeiro até 22 de fevereiro