Prefeitura de São Paulo realiza formatura dos mais de 600 alunos dos cursos técnicos em saúde da Escola Makiguti

Referência em ensino localizada em Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo, Escola Makiguti encerra o ano com a formatura de seis turmas

 A Prefeitura de São Paulo, por meio da Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Professor Makiguti, realizou na noite desta terça-feira (21) a formatura dos 611 alunos dos cursos técnicos em farmácia, saúde bucal, análises clínicas, hemoterapia, gerência em saúde e cuidados de idosos em Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo.

Inaugurada em 2005, a Escola Makiguti, da Fundação Paulistana, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo já formou mais de 14,7 mil profissionais, entre técnicos e auxiliares ao longo dos 16 anos de atuação, sendo a única escola técnica em saúde pública municipal. Após a conclusão dos três módulos do curso (três semestres), os profissionais recebem duas certificações, estando aptos a trabalhar como auxiliares e técnicos em todo o território nacional.

A cerimônia teve as presenças da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso, que representou também o prefeito Ricardo Nunes, além da Diretora Geral da Fundação Paulistana, Maria Eugenia Ruiz Gumiel e da Diretora da Makiguti, Valdirene Tizzano.

“A Makiguti seguiu formando pessoas com excelência na pandemia. Com a pandemia, a área da saúde, que já tinha altos índices de empregabilidade ganhou ainda mais relevância e necessita de profissionais qualificados. Há 16 anos, a Escola Makiguti forma profissionais preparados para o mercado de trabalho, que têm o estágio obrigatório na grade curricular, proporcionando a experiência na teoria e prática, fundamentais para o dia a dia da área”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

“Os últimos dois anos foram de resiliência, de reinvenção, muito difíceis para todos. Tivemos que nos adaptar às aulas online, abrimos uma nova escola na região Norte, depois de 15 anos. Crescemos e levamos mais cursos para as pessoas. Não desistam dos seus sonhos e dos valores ensinados pela Makiguti”, declarou a diretora geral da Fundação Paulistana, Maria Eugenia Ruiz Gumiel.

A ex-aluna do curso de hemoterapia, Daiane Castro dos Santos, que se formou neste ano, já conquistou o seu emprego “Consegui a vaga do meu primeiro emprego no Pró-Sangue do Hospital das Clínicas. Me formei este ano e já estou com a carteira assinada. Sou grata à escola e a todo corpo docente”, diz.

 

 

Makiguti Núcleo Norte I

Em Agosto/2021, a Escola Makiguti ganhou o seu primeiro núcleo descentralizado, oferecendo dois cursos em Santana, na zona norte: Farmácia e Saúde Bucal, para 140 pessoas. As aulas acontecem no contraturno de funcionamento da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM) Prof. Derville Allegretti, numa parceria intersecretarial, da SMDET com a SME que vai permitir a ampliação da capilaridade da profissionalização técnica.

 

Sobre a Fundação Paulistana


A Fundação Paulistana de Educação Tecnologia e Cultura, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, da Prefeitura de São Paulo, é responsável pela gestão da Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Profº Makiguti, Makiguti Núcleo Norte I e do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.
A entidade oferece ações de qualificação profissional e empreendedora, de forma presencial e à distância em setores estratégicos para o município. Já qualificou e atendeu mais de 100 mil cidadãos ao longo de seus 17 de existência.


Atualmente, a Fundação oferece cursos de Análises Clínicas, Gestão em Saúde, Farmácia, Cuidador de Idosos, Hemoterapia e Saúde Bucal, na Escola Makiguti, além de qualificação profissionalizante com cursos como moda e costura, formação em tecnologia, habilidades para gestão e empreendedorismo, trabalho no varejo, assistente administrativo, assistente de RH, assistente financeiro, assistente de logística, elétrica de baixa tensão, manutenção de transportes sustentáveis, produção de alimentos, jardinagem, aquaponia, ressignificação de resíduos sólidos e gastronomia.