Prefeitura forma alunos em curso de qualificação gratuita voltado ao uso sustentável da água

Projeto da Fundação Paulistana, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, oferece a capacitação em agricultura de base ecológica para a geração de renda

Na última semana, os alunos do projeto Ecoa Sampa receberam os cerificados de conclusão das Oficinas de Tratamento de Efluentes, no Embura, em Parelheiros, zona sul de São Paulo. Voltado à formação nas áreas de meio ambiente e sustentabilidade, o Ecoa Sampa é realizado pela Fundação Paulistana, da Prefeitura de São Paulo e tem aulas ministradas pela Associação Pro Brasil.

 



Os participantes tiveram conteúdos sobre o panorama do saneamento básico, além de apresentar alternativas ecológicas para o tratamento de esgoto e a reutilização da água. Todas as tecnologias foram desenvolvidas com materiais de baixo custo para possível implantação em pequenas comunidades.

“A cidade de São Paulo é muito diversa. Há territórios com a vocação rural e esse curso vem com o objetivo de fazer com que as pessoas possam explorar melhor as suas habilidades na agricultura familiar, além de poder expandir os seus negócios” afirma Aline Cardoso, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.

“A Fundação mais uma vez inova trazendo por meio de seus parceiros cursos conectados com a economia da cidade de São Paulo. Ao levar qualificação profissional, trabalhamos pela redução de desigualdades, pois, a partir dessa formação as pessoas passam a ter novas possibilidades”, ressalta Maria Eugenia Ruiz Gumiel, diretora geral da Fundação Paulistana.


Além desse, há outros cursos com vagas abertas que são realizados por meio da Fundação Paulistana, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SMDET) com a Associação ProBrasil, vencedora do edital de fomento à qualificação profissional na área de Agricultura de Base Ecológica.

Há turmas para dezembro nos cursos de Aproveitamento Integral de Alimentos, no Cresan Butantã e Tecnologias Sustentáveis, em Parelheiros. As inscrições são pelos links www.bit.ly/ecoasampabutanta e www.bit.ly/ecoatecnologias

Serviço:

Cursos de Capacitação Profissional – Ecoa Sampa

Aproveitamento Integral de Alimentos

Início: 2/12 às quintas e sextas das 8h30 às 13h30

Cresan (Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional ) Butantã

Endereço: Cresan Butantã - Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional

Rua Nella Murari Rosa, 40 - Jardim Olympia, São Paulo

 

Tecnologias Sustentáveis

Início: Segundas e terças, das 9h às 16h

CAEC- Centro Ambiental e Capacitação Agroecológica - Parelheiros

Endereço: Estrada Ecoturística de Parelheiros, 4129 – Parelheiros

Demais dúvidas poderão ser sanadas por meio do telefone: (11) 958090241 (WhatsApp) ou e-mail: adm.ecoasampa@probrasil.org As vagas são limitadas.

Sobre a Fundação Paulistana


A Fundação Paulistana de Educação Tecnologia e Cultura, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, da Prefeitura de São Paulo é responsável pela gestão da Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Profº Makiguti e do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.
A entidade oferece ações de qualificação profissional e empreendedora, de forma presencial e à distância em setores estratégicos para o município. Já qualificou e atendeu mais de 100 mil cidadãos ao longo de seus 17 de existência.


Atualmente, a Fundação oferece cursos de Análises Clínicas, Gestão em Saúde, Farmácia, Cuidador de Idosos, Hemoterapia e Saúde Bucal, na Escola Makiguti, além de qualificação profissionalizante com cursos como moda e costura, formação em tecnologia, habilidades para gestão e empreendedorismo, trabalho no varejo, assistente administrativo, assistente de RH, assistente financeiro, assistente de logística, elétrica de baixa tensão, manutenção de transportes sustentáveis, produção de alimentos, jardinagem, aquaponia, ressignificação de resíduos sólidos e gastronomia..