Prefeitura de São Paulo entrega certificados a alunos do curso de bolos e tortas do Programa Cozinha Escola

Curso gratuito acontece junto ao Senac; alunos aprenderam técnicas de confeitaria no Cresan Butantã, na zona oeste

 Na última sexta-feira (26), os alunos do Programa Cozinha Escola, da Prefeitura de São Paulo, executado pela Fundação Paulistana vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SMDET) concluíram o curso de Bolos e Tortas no Cresan Butantã. Eles aprenderam técnicas de confeitaria e encerraram o ciclo com produções deliciosas.

Os cursos do Programa Cozinha Escola são gratuitos e têm a finalidade de promover qualificação profissional em curto prazo, com foco no desenvolvimento de produtos e de técnicas culinárias proporcionando acesso ao mercado, geração de renda, trabalho e empreendedorismo.

Eles são pautados na segurança alimentar e nutricional, no combate ao desperdício de alimentos, consumo consciente e na sustentabilidade. As aulas são ministradas pelos professores do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), empresa contratada via edital pela Fundação Paulistana, em cozinhas localizadas em equipamentos públicos, como Cresans e CEUs ou em instalações pertencentes a organizações da sociedade civil e parceiros privados.

“A gastronomia é uma das vocações da cidade de São Paulo e o final do ano é uma ocasião que traz demandas neste sentido como ceias de natal e de Réveillon. Por isso, a Prefeitura abre inscrições para estes cursos na área gastronômica, com o objetivo de preparar profissionais e impulsionar a retomada econômica. Por meio destas capacitações, vamos gerar oportunidades de trabalho e renda”, afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

 

Sobre o Programa Cozinha Escola

O Programa Cozinha Escola tem a finalidade de promover qualificação profissional gratuita em curto prazo, por meio de cursos, oficinas, workshops e formatos afins. O objetivo é atender às demandas do mercado de trabalho, com foco no desenvolvimento de produtos e de técnicas culinárias, proporcionando rápido o acesso ao mercado, com geração de renda e empreendedorismo.

“O objetivo do Programa Cozinha Escola é utilizar cozinhas de espaços parceiros da Prefeitura em todos os cantos da cidade, buscando facilitar o deslocamento dos interessados. Os cursos possuem curta duração a fim de que o participante, em pouco tempo, tenha capacidade de gerar renda com alimentos preparados na cozinha de casa”, explica a secretária Aline Cardoso.

“A Fundação Paulistana sempre busca pela qualidade dos cursos, contratando via edital profissionais e instituições renomadas como o Senac, reconhecida no país inteiro. Nosso objetivo é levar cursos gratuitos a quem precisa, e assim reduzir as desigualdades sociais”, ressalta a diretora geral da Fundação Paulistana, Maria Eugenia Ruiz Gumiel.

Sobre a Fundação Paulistana


A Fundação Paulistana de Educação Tecnologia e Cultura, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, da Prefeitura de São Paulo é responsável pela gestão da Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Profº Makiguti e do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.
A entidade oferece ações de qualificação profissional e empreendedora, de forma presencial e à distância em setores estratégicos para o município. Já qualificou e atendeu mais de 100 mil cidadãos ao longo de seus 17 de existência.


Atualmente, a Fundação oferece cursos de Análises Clínicas, Gestão em Saúde, Farmácia, Cuidados de Idosos, Hemoterapia e Saúde Bucal, na Escola Makiguti, além de qualificação profissionalizante com cursos como moda e costura, formação em tecnologia, habilidades para gestão e empreendedorismo, trabalho no varejo, assistente administrativo, assistente de RH, assistente financeiro, assistente de logística, elétrica de baixa tensão, manutenção de transportes sustentáveis, produção de alimentos, jardinagem, aquaponia, ressignificação de resíduos sólidos e gastronomia.