Costureiras da Cidade Tiradentes apresentaram suas peças no São Paulo Fashion Week

Qualificadas pela Prefeitura de São Paulo, as participantes abriram a 52ª edição do SPFW com exibição de peças autorais

 A Prefeitura de São Paulo abriu nesta quarta-feira, 17 de novembro, a 52ª edição do maior festival de moda do país, o São Paulo Fashion Week, com desfile de peças produzidas por 23 costureiras da Cidade Tiradentes, extremo leste da Capital. A ação, que faz parte do projeto Cria Costura, foi executada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e Fundação Paulistana, em parceria com o SPFW e o Instituto In-Mod, no âmbito do programa Fashion Sampa.

“Promover a participação de costureiras do extremo leste da cidade em um dos maiores eventos de moda do mundo é extremamente gratificante, e este é um dos principais focos da Prefeitura de São Paulo. Atuamos com programas que promovem não somente a qualificação profissional da população, mas que também atuam com a inserção social e econômica dos públicos mais vulneráveis da Capital”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “Com esta ação, estas costureiras poderão compor o seu portfólio, ter o seu trabalho valorizado e se potencializarem para o mercado de trabalho ou o empreendedorismo, impulsionando ainda mais a retomada econômica da cidade”, complementa.

O Cria Costura ofereceu para as moradoras da zona leste, qualificação em corte e costura, no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, equipamento da Fundação Paulistana da Prefeitura de São Paulo. As aulas ministradas pelo professor Jefferson de Assis, curador e estilista do São Paulo Fashion Week, abordaram conceitos do setor da moda. Durante dois meses de encontros, as participantes produziram 400 peças que estarão nas passarelas do SPFW deste ano e em mídia kits que serão distribuídos aos principais influencers do evento.

 

O primeiro piloto do programa selecionou mulheres em situação de vulnerabilidade, formadas em corte e costura e residentes de Cidade Tiradentes, um dos polos vocacionais de moda em São Paulo, no coração da zona leste. As participantes foram orientadas para desenvolver habilidades de criação e design e desafiadas a aplicar técnicas de costura no desenvolvimento de produtos de edição limitada que foram apresentados e distribuídos a jornalistas e influenciadores no SPFW N52.

Elas passaram por quatro fases ao longo do programa que teve início em julho com um laboratório de imersão criativa a partir da metodologia zero waste, método de modelagem consciente que os designers vêm utilizando para diminuir a quantidade de resíduo têxtil.