Alunos da Escola Makiguti apresentam projetos de Pré-Iniciação Científica na USP

Nove trabalhos foram avaliados pela banca examinadora. Três foram premiados

Na última quarta-feira (17/05), alunos da Escola Técnica de Saúde Pública Professor Makiguti apresentaram o resultado final dos trabalhos de Pré-Iniciação Científica desenvolvidos em parceria com a Universidade de São Paulo (USP). Dez trabalhos foram selecionados na escola e nove apresentados à banca examinadora. O encontro aconteceu na Faculdade Odontologia (FOUSP) durante a XXIII Reunião de Pesquisa, sob a coordenação dos professores Maria Ercília de Araújo, Ana Estela Haddad, Marcelo Bönecker e Julie Martins, professora da Makiguti e responsável pela parceria.


Na ocasião os alunos apresentaram os trabalhos dos quais desenvolveram sob orientação dos docentes da Universidade, por meio de uma bolsa-auxílio para pré-iniciação científica. Cada aluno teve até 15 minutos para apresentar seu projeto à banca avaliadora, composta pela coordenadora de Saúde Bucal do Município de São Paulo, Doralice Severo Cruz; Ana Estela Haddad, coordenadora da iniciativa, e Marcelo de Castro Meneghim, professor de odontologia da Unicamp – Piracicaba.


O diretor da Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura, Sergio Luiz de Moraes Pinto, prestigiou os estudantes e fez a abertura das bancas. “É muito bom ver o ensino técnico profissionalizante ter esse espaço aqui na USP. A Makiguti tem uma ação muito importante em Cidade Tiradentes, e todos esses trabalhos tem uma relação para além da escola”.


Todos os alunos são estudantes do curso Técnico em Saúde Bucal oferecido pela Makiguti. Ao final das apresentações, a banca selecionou três trabalhos para receber o Prêmio de Pré-Iniciação Científica da USP. Athina Sandrine de Queiroz Faria ficou com o terceiro lugar, pela apresentação “Compilação de vídeos no site Technology, Enterteinment, Design (TED)”. O trabalho tem como objetivo incentivar o uso de vídeos mais interativos para dinamizar o aprendizado. Paulo Ricardo Norio Nagata alcançou a segunda posição com o tema “Dez anos de produção intelectual da Escola Técnica de Saúde Pública: um estudo retrospectivo”. Nagata estudou os trabalhos dos alunos de Saúde Bucal e traçou um perfil dos temas mais procurados e onde esses trabalhos foram aplicados. Ele concluiu que a maioria dos alunos desenvolveu estudos voltados à comunidade de Cidade Tiradentes. E o primeiro lugar foi para Vanessa Abreu de Oliveira, sobre a pesquisa “Importância do exame radiográfico como método auxiliar na condenação de dentes em pacientes com doença periodontal”. Ela fez um estudo mais aprofundado sobre radiografias, usando variados diagnósticos para exemplificar a importância do método para decidir qual o melhor tratamento para cada doença.


Ana Estela Haddad explica que sempre foi uma preocupação da instituição conseguir alcançar o ensino médio e técnico no âmbito da iniciação, por isso criaram esse programa específico. “A Universidade já está com edital aberto para bolsistas de pré-iniciação para o segundo semestre, e conseguimos aumentar o número de bolsas de 12 para 24”, disse.


A diretora da Escola Makiguti, Valdirene Tizzano, ficou emocionada ao entregar os certificados aos alunos. “Nós ficamos muito orgulhosos por isso, sabemos dos sonhos e dificuldades de cada um. Esse projeto é tão importante que já estamos colocando isso no programa pedagógico da Escola, incentivando a participação dos alunos para o programa de bolsas”.


Os bolsistas presentes têm em comum um desejo: desempenhar a profissão na rede pública de saúde. As alunas Amanda Ferreira e Márcia Rodrigues da Silva Souza explicam que a rede pública dá a oportunidade para o profissional de Saúde Bucal desenvolver trabalhos de conscientização e prevenção. Ambas são estagiária na Clínica Verde Kardek da USP, onde trabalham com odontopediatria. “Eu realmente amo o que faço e quero fazer isso para a vida toda. É gratificante orientar, prevenir, cuidar. Eu levanto às 4 horas da manhã para chegar aqui a tempo de estagiar. E posso dizer, venho feliz da vida”, disse Amanda.

 

Confira os trabalhos apresentados:


Amanda Ferreira de Oliveira - Longevidade de restaurações ART com cimentos ionoméricos pó-líquido e encapsulado.

Athina Sandrine Queiroz de Faria - Compilação de vídeos no site Technology, Entertainment, Design (TED) relacionados a temas de Direito, Saúde e Cidadania.

Bruna Miranda Barreto da Costa - Importância da orientação de higiene bucal para crianças e núcleo familiar na disciplina de Prevenção em Clínica de Odontopediatria.

Eunice Domingos da Silva - Efeito do controle do biofilme sobre a resposta ao tratamento periodontal de participantes de um ensaio clínico de tratamento da doença periodontal.

Gabriela Ferrari - Perfil da carreira profissional dos egressos do curso Técnico em Saúde Bucal da Escola Técnica de Saúde Pública Prof. Makiguti.

Jéssica de Novais Inácio - Campanha de Doação de Dentes na Escola Makiguti.

Marcia Rodrigues da Silva Souza - Impacto do uso de radiografias no diagnóstico de cárie em dentes decíduos.

Natália de Araújo Bezerra - Organização de um biobanco de dentes humanos para ensino e pesquisa.

Paulo Ricardo Norio Nagata - Dez anos de produção intelectual da Escola Técnica de Saúde Pública: Um estudo retrospectivo.

Vanessa Abreu de Oliveira - Importância do exame radiográfico como método auxiliar na condenação de dentes em pacientes com doença periodontal.