TÉCNICO EM GERÊNCIA EM SAÚDE

Carga horária 1280 horas

É o profissional capacitado para atuar na área administrativa e apoio a gerência. Realiza a previsão e provisão de todos os tipos de recursos necessários para viabilizar a assistência aos usuários. Seu trabalho consiste na gestão de materiais, de patrimônios, de documentos, de pessoal, de qualidade, de planejamento, implantação de projetos e de serviço de apoio da área da saúde. Atuará em hospitais, ambulatórios, unidade básicas de saúde, clínicas odontológicas, convênios, laboratórios, serviços terceirizados da área da saúde, no âmbito público e privado. Ao término do 2º módulo, o aluno terá habilitação, via certificado, de Auxiliar em Gerência em Saúde, e ao final do 3º módulo, obterá o diploma de Técnico em Gerência em Saúde.
Participa do planejamento, controle e avaliação da implementação de políticas públicas de saúde. Gerencia serviços e unidades de saúde e seus processos de trabalho. Assessora estudos de custos e viabilidade e desenvolve projetos de gestão em saúde. Participa do tratamento estatístico de indicadores de saúde. Atua na previsão e provisão do sistema de estoque, compras e distribuição de material. Acompanha a execução de contratos e serviços de terceiros.

Possibilidades de temas a serem abordados na formação: Sistema Único de Saúde. Legislação e regulação. Modelos de atenção e de gestão. Avaliação e indicadores de desempenho. Processo de trabalho em saúde. Financiamento e orçamento. Sistemas de informações. Patrimônio e estoques.

Possibilidades de atuação: Hospitais, clínicas, postos e unidades de saúde públicos, privados e do terceiro setor. Empresas seguradoras de medicina de grupo, de autogestão ou similares. Infraestrutura Recomendada: Biblioteca com acervo específico e atualizado. Laboratório de informática com programas específicos.