Moradores de Vila Prudente e São Lucas elegem 24 conselheiros na região

Novos eleitos para o Conselho Participativo tomam posse no dia 25 de janeiro de 2016, com mandato de dois anos

Os moradores da Vila Prudente e São Lucas elegeram 24 representantes para o Conselho Participativo Municipal, órgão que irá avaliar e propor políticas públicas para cada distrito da cidade. A região teve 43 candidatos, que tiveram, somados, 2010 votos.

Mais de 42 mil eleitores participaram do processo de escolha dos novos conselheiros. A participação em relação às últimas eleições cresceu em torno de 55%. Foram computados, no total, 205.020 votos (138.598 válidos, 52.600 brancos, 13.822 nulos). Nas eleições para as cadeiras de conselheiro imigrante foram 1.089 votos (1.073 válidos, 7 brancos, 9 nulos).

Descentralização

A Prefeitura Municipal de São Paulo acredita que uma gestão pública com firme compromisso com os diretos sociais e civis deve contemplar o diálogo e a participação como método de governo visando à construção de um Sistema Municipal de Participação Social e um compromisso igualmente firme com a transparência do processo de gestão. Essa diretriz está prevista no Programa de Metas 2013-2016, eixo 3, que trata da “gestão descentralizada, participativa e transparente”

A criação dos Conselhos Participativos Municipais nas 32 subprefeituras da cidade representa um marco importante. O art. 2º, § 1º do Decreto nº 54.156, de 1º de agosto de 2013, diz:“O Conselho Participativo Municipal é um organismo autônomo da sociedade civil, reconhecido pelo Poder Público Municipal como instância de representação da população de cada região da Cidade para exercer o direito dos cidadãos ao controle social, por meio da fiscalização de ações e gasto públicos, bem como da apresentação de demandas, necessidades e prioridades na área de sua abrangência.

Veja abaixo a lista dos eleitos:

São Lucas

Gilberto de Souza Macedo

Fernando Loureiro Lima Coelho
Georgina Helena de Freitas
Orien Tateshita
Gian Hiller Pisano
Adriana Ramos Mateus
Maria Gomes da Costa
Marcos Oliveira Batista
Dalva de Oliveira
Elaine Maria Araujo de Santa Ana
Vanderlei José Novaes
Marcello Rojas Martini
Kelly Gomes de Lima
Aparecida da Silva

Vila Prudente

Maria Aparecida Giacomin
Lucineide Santana de Souza
Angela Maria da Silva
Aleksander Santana Ribeiro
Apolinário Carvalho de Sousa
Marlene Arroyo Terçariol
Sérgio Nascimento
Osmar Lemes Santos
Antonio Zanon
Luciana Jacob Brito