Audiência da Operação Urbana Consorciada reúne mais de 300 pessoas na Vila Prudente

Reunião no Círculo de Trabalhadores Cristãos de Vila Prudente apresentou a minuta e teve rodada de perguntas e respostas

A audiência pública da Operação Urbana Consorciada Bairros do Tamanduateí reuniu, nesta segunda-feira (21), mais de 300 pessoas no Círculo de Trabalhadores Cristãos de Vila Prudente. A reunião, que começou por volta de 18h30, trouxe movimentos de moradia, autoridades, imprensa e empresários da região.

Na porta de entrada, os participantes receberam a minuta do plano, para entender quais são as propostas. Para iniciar, a Subprefeita de Vila Prudente fez as considerações iniciais, em seguida o presidente do Círculo dos Trabalhadores Cristãos de Vila Prudente fez uma fala em defesa aos moradores da região.

Na sequência, o diretor de desenvolvimento da SP Urbanismo iniciou a fase de apresentação da minuta aos presentes, durante cerca de uma hora. Então, foi iniciada a rodada de perguntas e respostas. Cada participante tinha direito a fala de cinco minutos. A cada quatro falas, o responsável respondia, voltando a mais uma rodada de considerações dos participantes. A reunião foi encerrada às 22h.

Operação Urbana Consorciada Bairros do Tamanduateí

A Operação Urbana Consorciada Bairros do Tamanduateí (OUCBT) tem como objetivo equilibrar a oferta de empregos e de moradias na região, promovendo o adensamento populacional e construtivo e uma maior diversidade de serviços e do comércio local. Essas mudanças reduzem o tempo de deslocamento entre o trabalho e a moradia e propiciam maior integração social da população.

O projeto urbanístico da OUCBT prevê também a requalificação das orlas fluviais, atendimento habitacional, qualificação do espaço urbano, ampliação da arborização, implantação de novos parques e incrementação do sistema de drenagem. Associado a essas melhorias há ainda um programa de preservação dos territórios produtivos da região ao longo da ferrovia e das indústrias, assim como à a valorização do patrimônio da cidade voltado ao trabalho e à história.

O texto do projeto de lei, que está aberto para contribuições, é resultado de um processo participativo que vem sendo realizado desde maio do ano passado em reuniões e audiências públicas. Leia a minuta do projeto de lei da Operação Urbana Consorciada Bairros do Tamanduateí do município de São Paulo.