Vila Prudente recebe devolutiva da Operação Urbana do Tamanduateí

Encontro será realizado no Círculo de Trabalhadores Cristãos de Vila Prudente, no dia 21 de setembro

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano realizará reuniões ao longo de setembro sobre a Operação Urbana Consorciada Bairros do Tamanduateí. Em setembro, serão realizadas audiências devolutivas de apresentação da proposta de minuta de lei para a Operação. Na Vila Prudente, a reunião, aberta ao público, será realizada no dia 21 de setembro, no Círculo de Trabalhadores Cristãos de Vila Prudente.
 

Em mais uma iniciativa para ampliar o diálogo entre o poder público municipal e a sociedade civil, a Prefeitura de São Paulo, disponibilizou a minuta participativa do projeto de lei da Operação Urbana Consorciada Bairros do Tamanduateí (OUCBT). A minuta é uma oportunidade para o cidadão conhecer o projeto de lei que está sendo proposto e dar suas contribuições. As propostas podem ser feitas em cada um dos artigos, bem como nos parágrafos e incisos.
 

A Operação Urbana Consorciada Bairros do Tamanduateí tem como objetivo equilibrar a oferta de empregos e de moradias na região, promovendo o adensamento populacional e construtivo e uma maior diversidade de serviços e do comércio local. Essas mudanças reduzem o tempo de deslocamento entre o trabalho e a moradia e propiciam maior integração social da população.
 

O projeto urbanístico da OUCBT prevê também a requalificação das orlas fluviais, atendimento habitacional, qualificação do espaço urbano, ampliação da arborização, implantação de novos parques e incrementação do sistema de drenagem. Associado a essas melhorias há ainda um programa de preservação dos territórios produtivos da região ao longo da ferrovia e das indústrias, assim como à a valorização do patrimônio da cidade voltado ao trabalho e à história.
 

A futura Operação Urbana Consorciada foi prevista no Plano Diretor Estratégico de 2002. Os estudos começaram em julho de 2012 e têm como objetivo promover o desenvolvimento do perímetro que abrange os bairros da Mooca, Cambuci, Vila Carioca, Vila Zelina e Vila Prudente. A região, localizada no anel central da cidade, possui aproximadamente 1700 hectares e 14 mil habitantes, contando com uma baixa densidade demográfica e grandes quadras subutilizadas. Por isso pretende-se trazer empregos e moradias para a área, além da melhoria das conexões inter bairros e ações de qualificação ambiental, como a criação de parques e minimização de alagamentos.

A ideia é que nos encontros sejam discutidas com a população as carências identificadas nos estudos e possíveis formas de resolução dessas carências.

Serviço:
Audiência Pública
Data: 21 de setembro de 2015
Endereço: Rua José Zappi, 120 – Vila Prudente
Horário: 18h