Dia da Independência da Lituânia é comemorada na Vila Zelina

Celebração tem início na Praça República Lituana com presença de consulesa, Subprefeita e Chefe de Gabinete da Vila Prudente

Mundialmente, o Dia da Independência da Lituânia é celebrado no dia 16 de fevereiro, com uma história marcada por muitas lutas. A Vila Zelina comemorou a data com muita alegria neste domingo, com missa e evento cultural e artístico. As festividades do bairro, conhecido por ter a maior concentração de lituanos e descendentes fora da Europa, tiveram a presença da consulesa da Lituânia, Subprefeita de Vila Prudente, Chefe de Gabinete e outras autoridades.

A celebração começou às 14h45, quando moradores depositaram flores no Monumento à Liberdade, no centro da Praça República da Lituana. Logo às 15h, foi feita uma missa especial, rezada parte em português, parte em lituano, com direito a coral e acompanhamento em piano. A última parte do evento ocorreu no Colégio São Miguel Arcanjo.

Logo na entrada, era possível encontrar artesanatos, comes e bebes tradicionais da Lituânia, com muitos interessados nos produtos. Aos poucos, a pequena multidão se acomodou no anfi-teatro do colégio, para ouvir as palavras do Ministro de Relações Exteriores da Lituânia na voz da consulesa. Foram palavras de força e de estímulo, que emocionaram os jovens e adultos, mas principalmente os lituanos nativos que moram no Brasil há décadas.

Em seguida, foi a vez do Coral Lituano de São Paulo cantar três músicas típicas acompanhadas por piano. Depois, o Grupo de Danças Folclóricas Nemunas Ansamblis fez quatro apresentações, também com músicas típicas, que encerrou com agradecimento aos presentes e um apelo para que a cultura da comunidade não se perca nunca na região. E para finalizar, foi a vez do grupo Rambynas fazer um show com danças folclóricas lituanas. Sob aplausos, a apresentação acabou, mas com promessa de volta em 2015.