Projeto Cultural da Vila Zelina está em fase de estudos na Universidade de Guarulhos

Estudantes da faculdade de arquitetura planejam melhorias urbanísticas no bairro, coordenados por professores da escola

A Vila Zelina é um bairro em expansão na cidade de São Paulo. Com a chegada recente do Metrô, expansão imobiliária e fortalecimento no comércio local, a região está em destaque no distrito da Vila Prudente. Por isso, uma das antigas reivindicações da população, a da requalificação cultural do bairro, voltou a entrar em cena.

Em parceria com a Subprefeitura Vila Prudente, a Universidade de Guarulhos está empenhada em criar um projeto cultural para a Vila Zelina. O estudo urbanístico engloba mudanças no paisagismo, preservando a história dos imigrantes do local e alterações na área para preservar a cultura dos moradores e fortalecê-la.

Nesta quinta-feira, a Subprefeita de Vila Prudente fez reunião com o professor e arquiteto líder do projeto, na Faculdade de Arquitetura da universidade de Guarulhos. Ele apresentou o que foi elaborado pelos alunos até o momento e explicou que fez um grande estudo da região para deixar evidente a história do local e dos países de origem dos imigrantes.

De acordo com a Subprefeita, quando o projeto estiver pronto, é necessário que seja mostrado para a comunidade local validá-lo. “A Vila Zelina é um bairro muito tradicional e de cultura forte. A ideia partiu dos moradores, então, nada mais justo que abrir um diálogo para ouvir todas as vozes e criar um projeto que fortaleça a região”, afirmou.