Comissões Eleitorais de Vila Prudente e Sapopemba foram formadas no sábado

No mesmo evento, Subprefeitura Vila Prudente/Sapopemba realizou a audiência devolutiva do Programa de Metas da Gestão

O auditório da Subprefeitura Vila Prudente/Sapopemba recebeu um importante evento, no sábado (31). Na ocasião, foram formadas as comissões eleitorais para os Conselhos Participativos Municipais de Vila Prudente e Sapopemba, com quatro membros da sociedade civil cada. No mesmo evento, a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEMPLA), com apoio da Subprefeitura, realizou a audiência devolutiva do Programa de Metas da gestão 2013-16 para a região, elaborada de forma participativa.

O dia foi cheio, mas os cerca de 150 munícipes presentes gostaram do que foi apresentado pela Subprefeita, Chefe de Gabinete da Subprefeitura, representante da SEMPLA e Secretaria de Relações Governamentais. A apresentação das metas foi dividida em três eixos temáticos, como o programa de metas original: Compromisso com os direitos sociais e civis; Desenvolvimento econômico sustentável com redução das desigualdades e Gestão descentralizada, participativa e transparente.

Essa foi a primeira fase de uma nova etapa do Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento organizado pela Prefeitura e coordenado pela Sempla. Também foi falado sobre o Plano Plurianual 2014-2017 (PPA 2014-2017), que será discutido até o final do ano.

Conselho Participativo Municipal

Após a apresentação, a sociedade civil participou da escolha dos membros das Comissões Eleitorais dos Conselhos Participativos Municipais de Vila Prudente e de Sapopemba. Presidido pelos Subprefeitos da região, os conselhos são organismos autônomos formados por membros da sociedade civil para a representação de cada região da capital. Lembrando que as Comissões Eleitorais em toda a cidade serão responsáveis por publicar o edital da eleição, receber a inscrição dos candidatos e organizar as eleições.

Os conselhos regionais terão a função de exercer o controle social, assegurando a participação da sociedade no planejamento e fiscalização de ações e gastos públicos de suas regiões. Caberá a eles também sugerir ações e políticas públicas nos territórios que ocupam. A Secretaria Municipal de Relações Governamentais (SMRG) é a responsável pela coordenação de todo esse processo.