Devolutiva do Plano Diretor Estratégico da Leste-1 atrai cerca de 200 pessoas

Principal discussão da audiência na região de Vila Prudente/Sapopemba, Mooca, Penha e Aricanduva/Vila Formosa foi verticalização dos bairros

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) realizou, neste sábado (24), a audiência da devolutiva do Plano Diretor Estratégico para todo o eixo Leste-1, que engloba as regiões de Vila Prudente/Sapopemba, Mooca, Penha e Aricanduva/Vila Formosa. O encontro contou com a presença de cerca de 200 pessoas e teve como pontos principais a verticalização dos bairros e planejamento de construções sustentáveis.

O objetivo principal da atividade de apresentar aos munícipes a minuta do Plano Diretor Estratégico foi completado com sucesso. Após abertura dos quatro subprefeitos da região, o técnico responsável da SMDU apresentou por tópicos a versão atual do documento, construído a partir das contribuições recebidas nas oficinas e pelo site. Todos os participantes receberam o documento impresso para acompanhamento.

A população presente, composta por estudantes de arquitetura, movimentos de moradia, CADES e outras associações, tiveram a oportunidade de expor ideias a todos pelo microfone. Após a apresentação, foram feitos três ciclos de fala, com retorno instantâneo do técnico e dos Subprefeitos. A comunidade participou com novas sugestões e críticas sobre o plano, que está em fase municipal.

Estratégias novas para a cidade:

As principais ideias apresentadas no documento foram elaboradas para que a cidade se desenvolva de forma mais dinâmica e justa, valorizando a mobilidade urbana e aproximando os empregos das moradias. São elas: a estruturação metropolitana, o desenvolvimento de eixos estruturadores e a redução da vulnerabilidade social e urbana.

Entre as principais alterações, na prática, estarão incentivos para que o adensamento habitacional aconteça em regiões e locais com grande oferta de transporte público. Será determinada a ampliação de limites de adensamento em um raio de 200 metros dos corredores de ônibus, 400 metros das estações metroviárias e o desestímulo a construção de garagens em novos prédios, passando a estabelecer o teto de uma vaga por unidade residencial em empreendimentos residenciais multifamiliares.

Para mais informações, a versão eletrônica da minuta do PDE já está disponível para consulta no site http://minuta.gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/