Subprefeitos de Vila Prudente/Sapopemba e Mooca visitam Vila dos Idosos

Presidente do Grupo de Articulação para Moradia do Idoso na Capital apresentou o conjunto, que abriga cerca de 190 moradores

Os Subprefeitos de Vila Prudente/Sapopemba e Mooca visitaram, nesta sexta-feira (23), a Vila dos Idosos, no Pari. O local, composto por 145 apartamentos, divididos em 55 unidades de 44m² e 90 de 27m², abriga cerca de 190 moradores. Quem recebeu os subprefeitos durante a visita foi a presidente do Grupo de Articulação para Moradia do Idoso na Capital (Garmic).

O conjunto, vizinho da Biblioteca Pública Adelpha, faz parte do programa Morar no Centro, iniciativa da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (COHAB), com rotina de visitação da Secretaria da Saúde. O projeto é pioneiro na cidade de São Paulo e responde às reivindicações de moradias exclusivas para idosos, articuladas pelo GARMIC.

O objetivo do local é promover a maior quantidade e variedade de contatos de vizinhança dentro do conjunto, e entre ele e a cidade. Para isso, existem espaços comuns de convivência, como um pomar e horta comunitários, que também serve como alternativa de sobrevivência para os moradores.

A seleção dos inquilinos foi feita pela Sehab/Cohab-SP e atenderam aos seguintes critérios: ter mais de 60 anos, renda de até três salários mínimos e residir há pelo menos quatro anos em São Paulo. Famílias pouco numerosas, com casais de no máximo um filho, pessoas que vivem sozinhas e pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida tiveram prioridades na seleção.

Para mais informações ou para fazer o cadastramento, basta entrar no site http://servicos.cohab.sp.gov.br/demanda/instrucoes_.htm.

Sobre o GARMIC
Fundado em 2001, atua em parceria com o Conselho Municipal do Idoso. O plano de construir um conjunto habitacional exclusivo para idosos existe desde 1999, mas só em 2003 o terreno para a construção do condomínio Vila dos Idosos foi colocado à disposição para esse fim. O grupo atende, mensalmente, mais de 400 idosos que vivem nas ruas, em cortiços ou favelas.