Subprefeita se reúne com representantes da Cooper-Recifavela

Objetivo é dar uma destinação correta aos recicladores dos baixos do Viaduto Grande São Paulo

No último dia 31, quinta-feira, a subprefeita de Vila Prudente/Sapopemba, recebeu, a seu pedido, representantes da Cooper-Recifavela - Cooperativa de Catadores Seletivos e Reciclagem da Favela Vila Prudente de São Paulo, de Limpurb / Amlurb, da FEMA, Fundo Especial do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Secretaria do Verde do Município, e do Banco do Brasil. O encontro retoma o assunto de retirada da ocupação irregular de recicladores de papelão e outros produtos recicláveis localizados nos baixos do Viaduto Grande São Paulo.

A idéia, segundo exposto pela subprefeita, é encontrar um local apropriado que atenda às exigências técnicas e as necessidades específicas para a montagem da cooperativa, bem como o atendimento à lei de zoneamento vigente. Claudenir Barbosa, representante da Recifavela, citou que a cooperativa foi contemplada com uma verba do PAC - Governo Federal, e questionou se seria possível dar continuidade ao processo da referida verba. O representante de Amlurb, órgão que entraria com um espaço locado, lembrou que é necessário um local com características técnicas apropriadas para que o caminhão compactador possa entrar sem problemas para que, assim, as negociações com todos os envolvidos avancem. Também expôs as dificuldades para a locação de imóvel, dada a questão de segurança, já que se lida com materiais altamente inflamáveis. O representante do Banco do Brasil informou que pode patrocinar os equipamentos depois que a área estiver legalmente disponível para o pleno funcionamento das atividades.

A subprefeita pediu agilidade no caso, já que o leque de opções foi aberto na reunião e ressaltou também a importância de se tomar uma atitude emergencial, enquanto isso. “Há risco no local em que a Recifavela está instalada, sem contar o comprometimento do próprio viaduto e para a importante rede viária. Vamos buscar uma ação emergencial intermediária, até que a cooperativa seja fixada em local adequado”.


Ocupação irregular de recicladores de papelão e outros produtos recicláveis localizados nos baixos do Viaduto Grande São Paulo (Foto: Divulgação Imprensa)
 

A próxima reunião ficou agendada para o mês de fevereiro, para dar continuidade ao que foi discutido nesta primeira reunião.