Escola Estufa oferece curso em diferentes subprefeituras de São Paulo

Vila Prudente/Sapopemba faz parte do projeto

O projeto Escola Estufa oferece mais um curso gratuito em diferentes subprefeituras de São Paulo, desta vez com o tema “Horta Escola – Por uma Cidade Sustentável”, em que os alunos aprendem técnicas de preparo da terra, métodos de plantio e cultivo de diferentes mudas, como montar um minhocário e fazer compostagem.

O projeto terá início na primeira semana de fevereiro. As aulas serão realizadas na Subprefeitura de Vila Prudente/Sapopemba em duas datas: terças e quintas, das 9h ao meio dia, com carga horária de 72 horas, com duração de 3 meses. Os alunos recebem uma apostila para acompanhar o curso teórico e praticam os conhecimentos dentro de uma estufa. Ao final do curso, recebem um certificado em horti e fruticultura, cultivo de ervas medicinais e montagem de composteira e minhocário, o que possibilita buscar uma colocação no mercado de trabalho ou desenvolver uma plantação para comércio. Confira o conteúdo programático:

- Horta, Solo e Cultivo de Hortaliças.

- Agricultura Orgânica.

- Introdução à Jardinagem e Fruticultura.

- Plantas Medicinais e Aromáticas.

- Desenvolvimento de Minhocário.

- Flores Comestíveis.


Aulas começaram em fevereiro (Imagem: Diário Oficial - Cidade de São Paulo)
 

Sobre a Escola Estufa Lucy Montoro

Criado em 2008, o programa tem como meta estimular a produção de hortaliças e vegetais, plantas aromáticas, espécies para paisagismo, além de retomar o conceito de hortas comunitárias.

A "Escola Estufa Lucy Montoro" é gerida pela Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social (Conpares), da Secretaria de Participação e Parcerias, e permite a capacitação de agentes multiplicadores, conhecedores de técnicas e conceitos de cultivo de hortaliças e várias outras plantas, com o objetivo de possibilitar aos participantes o aumento de renda e a melhora da alimentação, promovendo ainda uma reeducação alimentar.

Em 2011, o programa capacitou e certificou mais de 800 alunos. Na região de Vila Prudente, São Lucas e Sapopemba, a Escola Estufa foi inaugurada em 05 de outubro de 2010, e desde então já capacitou 8 turmas de alunos, totalizando quase cerca de 120 pessoas. (em média, 15 alunos por turma).


Informações sobre oficinas ambientais e consulta de endereços devem ser realizadas pelo telefone 3057-3501, ou através do site: www.prefeitura.sp.gov.br/conpares