CEU Sapopemba e Subprefeitura da Vila Prudente/Sapopemba recebem o 5º Entretodos

Festival de curtas metragens disputado em São Paulo foi exposto nos dias 29 e 30 na região

No primeiro dia de exibição, realizado no auditório da Subprefeitura no último dia 29, foram apresentados os curtas com a temática Paralelos, assistidos pelos servidores que, no final, deram sua nota ao preferido entre os curtas exibidos.

O primeiro a ser exibido foi o curta Máscara Negra, que mostra a relação entre um homem e um travesti após a quarta-feira de cinzas. Ele não lembra do que aconteceu porém, a proximidade do outro personagem estabelece entre eles o início de um relacionamento.

Em seguida, foram apresentados os vídeos Não deixe Joana Só, que mostra a dura relação entre pai e filha, deteriorada pelo vício do pai com álcool, Sala de Milagres, que mostra através da leitura narrativa de cartas, as necessidades e pedidos das pessoas que vão, desde encontrar a pessoa amada, passando pela cura de uma doença, até a problemática da solidão, Retrato n. Krahõ, este um dos mais votados, por retratar o drama de um índio para conseguir tirar um simples RG, e Retrato Invisível, que gira em torno da perda e da morte como passagem do tempo. O realismo de cada roteiro ali apresentado chega a doer e até a gerar um certo mal estar, mas a crueza da vida e suas mazelas, com seus personagens mais que humanos, está lá para ser encarada de frente e mexer com as pessoas.

Já na sexta-feira, 30, foi a vez do CEU Sapopemba fazer a sua exibição, desta vez tendo como temática o diálogo. Aberta ao público, a exibição também pode ser votada pelos presentes.

O curta Ato Institucional foi o primeira a ser mostrado, e trazia o relato inédito de um tenente do DOI-CODI, que contou como funcionava o Brasil na época de ditadura. No final da história, o repórter (que era filho do entrevistado) mostrou toda a sua raiva para com o ex-tenente que abandonou sua família para “defender” o país.

Em seguida, foi exibido o curta Bailão, que tinha como enredo uma grande festa que mostrava as consequências do não uso de camisinha, principalmente pela transmissão da AIDS, ponto importante do filme.

A terceira história que recebeu o nome de CyberPasse, girava em torno de uma conversa via computador, entre um neto (que estava na Holanda) e sua avó (que residia no Nordeste), onde após sofrer uma decepção amorosa, pede para a senhora dar um passe energético e explicar o porquê de toda aquela situação.

O quarto curta foi o Vale a Pena?, onde uma funcionária que há 30 anos trabalha em uma escola no interior de São Paulo, mostra sua indignação com a selvageria dos diversos estudantes que passaram pelo local.

Para fechar, a história que mais chamou a atenção do público e recebeu inúmeros votos, foi o Qual Queijo você Quer? que retrata a vida de casado de dois idosos, quando um deles, o marido, faz uma simples pergunta para sua esposa: “você poderia trazer um queijo da venda para mim?”, o que foi o estopim para a discussão.

O 5° Festival de Curtas-Metragens de Direitos Humanos "ENTRETODOS" teve por finalidade mobilizar o público em geral, entre eles estudantes, artistas, amadores e profissionais engajados a expressarem-se diante do tema Direitos Humanos, pelo viés da produção audiovisual e da arte.

Também tem como objetivo, descentralizar a informação e privilegiar o debate e a reflexão acerca das questões dos Direitos Humanos. Este ano, o ENTRETODOS 5 abarcou os pontos de Cultura locais como Ceus, Centros Culturais de Arte e Juventude, Cineclubes, Cinemas, Presídios, Praças, Centros habitacionais e outras propostas. Ao todo, foram três dias de programação, com a participação do público, dentre os mais diversos segmentos que, além de assistirem, puderam escolher o melhor filme, dos selecionados por uma equipe de jurados.

Promovido com o apoio da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), o ENTRETODOS, nesta 5ª edição, recebeu curtas metragens de até 25 minutos, em qualquer formato (do celular ao 35 mm) e em qualquer época, dos gêneros: documentário, ficção, experimental e animação para participarem da competição. Serão distribuídos prêmios aos primeiros colocados, além da exibição dos curtas selecionados por toda a cidade de São Paulo.

Organização do Festival

O ENTRETODOS 5 – Festival de curtas metragens de Direitos Humanos é realizado pela Comissão Municipal de Direitos Humanos de São Paulo (CMDH) e a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) em parceria com os núcleos de Direitos Humanos de SP, Unesco, Imprensa Oficial, Estate produções e Cordel Filmes, com o apoio dos núcleos instalados em cada uma das 31 subprefeituras.