Prefeitura e Governo do Estado entregam mais quatro unidades do Programa Creche-Escola

A do Jardim Colorado, no Sapopemba, irá ampliar a oferta de vagas na região

Representantes da Prefeitura de São Paulo e do Governo do Estado entregaram, na manhã desta quinta-feira (25), mais quatro Centros de Educação Infantil (CEIs) construídos por meio do programa Creche-Escola. A cerimônia realizada no CEI Jardim Fontalis, no bairro do Tremembé, Zona Norte, marcou a entrega da unidade e das creches Jardim Colorado I, no Sapopemba, Zona Leste; Fim de Semana, no Jardim São Luis; e Tiquira, no Jardim Ângela, localizadas na Zona Sul. Construídos por meio de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo, os quatro novos prédios receberam investimentos de R$ 9,8 milhões e, juntos, atenderão cerca de 1 mil crianças com até 3 anos e 11 meses. Até o final do ano, mais 10 unidades serão entregues à população.


CEI Jardim Colorado I é uma das novas creches de São Paulo (Foto: Heitor Pires)

A primeira unidade do programa foi entregue em setembro. Localizado no Itaim Paulista, Zona Leste, o CEI CDHU Itaim tem capacidade para atender 230 crianças. Por meio da parceria, a Prefeitura vai construir 42 creches, que oferecerão mais de 9 mil vagas à população. O investimento de R$ 80 milhões dentro da capital paulista fica por conta do Governo do Estado, conforme dois convênios firmados com a atual gestão, o primeiro assinado em novembro de 2011, e o segundo em julho deste ano. Ao município, cabe ceder o terreno onde são construídas as novas creches.

O programa Creche-Escola tem como objetivo aumentar a oferta de creches na cidade e acelerar o ritmo de construção de novas unidades, que praticamente dobraram nos últimos oito anos, passando de 870, em 2004, para 1.521 unidades atualmente.


Brinquedos infantis já foram instalados (Foto: Heitor Pires)

Ampliação das vagas
Em 2004, a Rede Municipal de Ensino contava com cerca de 60 mil crianças de zero a três anos matriculadas em suas creches. Em dezembro de 2010, esse número já havia subido para 130 mil, portanto, mais do que o dobro na comparação. Com a reorganização da Educação Infantil, em 2011, a faixa etária atendida em creche passou de zero a três anos para quatro anos incompletos. Hoje são 210 mil crianças matriculadas. Essa ampliação foi possível graças à construção de novas unidades e à assinatura de novos convênios. A previsão é entregar, até o final deste ano, outras 400 creches, entre novas construções e a assinatura de novos convênios, nas 13 Diretorias Regionais de Educação.