Dia da Saúde Ocular é sucesso na Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba

Diversos atividades ao longo do dia foram realizadas em prol do combate à doenças oculares

Na última sexta-feira, 19, a Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba, recebeu palestras sobre a saúde ocular. Realizado pela Comissão Interna de Prevenção em Acidades (CIPA), o evento contou ainda com exames de vista, realizadas pela doutora Iris de Queiroz dos Anjos durante todo o dia.
 
Pela manhã, o tema da palestra foi o “Uso e Abuso do computador”, ministrada pela doutora Iris. Ainda pela manhã, a Dra. Somaia Mitne conduziu a palestra sobre “Promoção a Saúde Ocular e Prevenção Contra Acidentes”. Na parte da tarde, a oficina “Exercite seus Olhos e Abandone os Óculos”, realizada por Suzete Barreto, reuniu diversos funcionários da subprefeitura que se divertiram durante os exercícios e mais, puderam experimentar uma técnica que não é de todo desconhecida, mas muito benéfica para o exercício da região intra-muscular que envolve o globo ocular. “O que acontece é que nossa vista se acomoda e fica ‘preguiçosa’ quando usamos óculos. Por isso a importância de exercitarmos. Há diversos casos, cada um em seu grau e complexidade, porém sou exemplo disso e tenho diversos relatos de que essa técnica cura as pessoas e  elas podem tirar os óculos, dependendo do caso”, expôs a naturopata e também iridóloga Suzete, que prometeu voltar em breve para falar do tema que constava da agenda de atividades, “Iridologia – sua saúde revelada pela íris”.
 
Todos que participaram, gostaram muito dos temas e dos profissionais, que sempre vêm esclarecer e derrubar tabus a respeito da saúde física, mental, emocional e espiritual de cada um. A lição que fica é que devemos olhar um pouco mais para nós mesmos e não nos abandonarmos. Procurar ver aonde as coisas não estão indo bem, seja uma dor de cabeça constante, alguma dor localizada, ou até mesmo uma irritabilidade crescente, sem algum motivo aparente. O chamado stress, ou estresse em português, a que todos esses especialistas convidados se referem, está diretamente relacionado ao nosso modo de vida e de encarar a vida, e apesar de não ser considerado uma doença, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é responsável direta pela grande parte dos afastamentos e diminuição do rendimento dos servidores, bem como de todas as outras classes trabalhadoras.
 


Palestrante Suzete Barreto durante apresentação (Foto: Heitor Pires)


Por isso, a importância em se participar desse tipo de atividade, não apenas pela pontuação, e sim pela saúde do indivíduo, sem a qual, nada mais interessa ou tem importância.
 
Parabéns aos cipeiros e colaboradores super atuantes desta Subprefeitura, pela iniciativa! 

Realização:

Subprefeitura de Vila Prudente/Sapopemba, CIPA, Ótica Ateliê e ABRAG (Associação Brasileira dos Amigos, Familiares e Portadores de Glaucoma)