Núcleo de Direitos Humanos de Vila Prudente realizará Festival de Curtas

A idéia é abordar o tema Direitos Humanos em produções que vão do celular ao formato 35 mm

A Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba, por meio do seu Núcleo de Direitos Humanos, convida todos os interessados a participar do ENTRETODOS 5 – Festival de curtas de Direitos Humanos, que acontece entre 29 de novembro e 02 de dezembro de 2012, na cidade de São Paulo, simultaneamente nas 31 regiões metropolitanas com a parceria de seus núcleos de Direitos Humanos.

O objetivo é descentralizar a informação e privilegiar o debate e a reflexão acerca das questões dos Direitos Humanos. Este ano, o ENTRETODOS 5 abarca os pontos de Cultura locais como Ceus, Centros Culturais de Arte e Juventude, Cineclubes, Cinemas, Presídios, Praças, Centros habitacionais e outras propostas. Serão três dias de programação intensivos onde o público diversificado poderá escolher o melhor filme, além dos jurados.

Promovido com o apoio da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), o ENTRETODOS, nesta 5ª edição, recebe curtas metragens de até 25 minutos, em qualquer formato (do celular ao 35 mm) e em qualquer época, dos gêneros: documentário, ficção, experimental e animação para participarem da competição. Serão distribuídos prêmios aos primeiros colocados, além da exibição dos curtas selecionados por toda a cidade de São Paulo.

As inscrições dos curtas devem ser realizadas pelo site www.entretodos.com.br/inscricao.aspx, e podem ser feitas até o dia 08 de outubro.

Comissão Municipal de Direitos Humanos e seus núcleos

São Paulo é o primeiro município da América Latina a ter um órgão governamental para proteção e promoção dos direitos humanos, a Secretaria Especial de Direitos Humanos, que é um instrumento para proteger e promover os direitos dos cidadãos paulistanos. Nela, funciona a Comissão Municipal de Direitos Humanos (CMDH) que, dentre suas atribuições, buscam orientar e acompanhar casos de violações de direitos humanos por meio do Balcão de Atendimento de Direitos Humanos. Também é seu papel elaborar projetos propositivos, preventivos e pesquisas para promoção, na capital de São Paulo, de políticas públicas de direitos humanos.

Já os Núcleos de Direitos Humanos nas subprefeituras têm a finalidade de mobilizar e ampliar a participação social nas políticas públicas para promoção dos Direitos Humanos na nossa cidade. Sua bandeira principal é a de propor idéias e ações que façam com que o modo de vida da cidade respeite o que é básico e indispensável para uma convivência feliz, criativa, produtiva e pacífica, valores indispensáveis para a solidariedade aconteça. É uma oportunidade de ampla mobilização para um desenvolvimento social animado por valores e propósitos comuns: a transformação social da cidade de São Paulo através dos Direitos Humanos.

Organização do Festival

O ENTRETODOS 5 – Festival de curtas metragens de Direitos Humanos, é realizado pela Comissão Municipal de Direitos Humanos de São Paulo (CMDH) e a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) em parceria com os núcleos de Direitos Humanos de SP, Unesco, Imprensa Oficial, Estate produções e Cordel Filmes.

Uma curiosidade: os troféus entregues aos vencedores do prêmio são realizados, em cada edição, por autores diferentes. No primeiro festival, a obra foi criada por Paulo Antunes, ex-morador de rua. Já na segunda edição, foi a vez do músico e artista plástico, Fernando Sardo, produzir o troféu. Na terceira edição, o prêmio foi criado pela Oficina Projeto Morrinhos. E, por último, na 4ª edição, foi a vez de Berbela, artista multimeios e mecânico da favela de Paraisópolis, produzir a peça.

 

Serviço:

5ª Edição do ENTRETODOS
Data limite para as inscrições: 08 de outubro
Data do Festival: Entre 29 de novembro e 02 de dezembro
Para mais informações, acesse o site: http://www.entretodos.com.br/