Teotônio Vilela completa seu 26º aniversário

Comemorações acontecerão nos dias 26 (data oficial do aniversário), e quarta-feira, e 30, sábado

O bairro de Teotônio Vilela vai comemorar no dia 26 de setembro, quarta-feira, seu 26º aniversário, oficialmente pela primeira vez, e para isso, irá trazer dois grandes eventos para comemorar a oficialização da data de aniversário, através da Lei 15.521, de 4 de janeiro de 2012. No próprio dia 26, será realizada, às 19h30, uma sessão solene da Câmara Municipal de São Paulo, no Clube Escola (CEL) Teotônio Vilela, localizado na altura do número 1.071 da Avenida Arquiteto Vilanova Artigas. A data de 26 de setembro de 1986, corresponde ao dia em que foi aprovado o loteamento da área que deu origem ao Conjunto Habitacional Tetotônio Vilela, inaugurado em 1982. Atualmente, existe ao redor do conjunto uma ampla infra-estrutura e rede de serviços para atender a esses moradores.

Já no dia 29, sábado, a partir das 9h da manhã, acontece uma série de atrações para os moradores, com brincadeiras, shows com bandas da região e artistas de rádio e televisão, na rua de lazer da Arquiteto Vilanova Artigas.

Apóiam os eventos de festejos de aniversário do Teotônio Vilela, a Associação dos Comerciantes e Empresários do Jardim Imperador e Adjacências (Acejia), Sabesp e Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba.


Mercado Municipal do Teotônio Vilela é uma das principais atrações do bairro
(Foto: Divulgação Imprensa)

 

Quem foi Teotônio Vilela?

Nascido em 28 de maio de 1917, na cidade de Viçosa, Alagoas, era filho de Elias Brandão Vilela e Isabel Brandão Vilela. Em 1937, abandonou os estudos no Rio de Janeiro e voltou para Alagoas, onde trabalhou na propriedade rural de seu pai. Casou-se com Helena Quintela Brandão Vilela, com quem teve sete filhos. Antes de falecer, em 27 de novembro de 1983, foi intitulado como o menestral das Alagoas.


Na carreira política, foi eleito deputado estadual e vice-governador de Alagoas. Foi eleito e reeleito senador. Em 1978 apresentou no Senado o projeto que ficou conhecido como Projeto Brasil. Em 1979 recebeu o título de cidadão paulistano concedido pela Câmara Municipal de São Paulo. Encerrou sua carreira política em novembro de 1982. Os músicos Milton Nascimento e Fernando Brant lançaram em homenagem a Teotônio, considerado o Menestrel das Alagoas, canção de mesmo título, eternizada na voz de Fafá de Belém.


Em 1986, Teotônio Vilela recebeu o título de Grande Oficial da Ordem do Congresso Nacional (In Memorian). Em sua homenagem foi dado o nome ao bairro Teotônio Vilela, na zona leste de São Paulo.

Características do bairro Teotônio Vilela

Área: 978.473.00 m²
Subprefeitura: Vila Prudente/Sapopemba
Unidades habitacionais: 5.840 apartamentos
1.748 casas/embriões
População estimada: 50 mil habitantes
Aprovação de loteamento: 26.09.1986.

Serviço:
Data:
26/09/2012 - às 19h30 - Sessão solene da Câmara Municipal de São Paulo, no Clube Escola (CEL) Teotônio Vilela - localizado na altura do número 1.071 da Avenida Arquiteto Vilanova Artigas.

Dia 29/09/2012, a partir das 9 horas - Atrações para os moradores, com brincadeiras, shows com bandas da região e artistas de rádio e televisão, na rua de lazer da Arquiteto Vilanova Artigas.