Viela Caro Sacaibu, Boleadeiras e Pacamó ganha nova cara

Mutirão de moradores e ajuda de parcerias fizeram com que o local fosse revitalizado

A viela localizada entre as ruas Caro Sacaibu, Boleadeiras e Pacamó, que possui cerca de mil metros de extensão, passou neste ano de 2012, por um intenso processo de revitalização e ganhou uma cara nova. Isso porque, o local que era apenas um lixão, cheio de animais transmissores de doenças como ratos e baratas, foi modificado e hoje nem parece ser mais aquele local sujo.


Viela antes da revitalização (Foto: Rutenéia Alvarez)

Segundo Rutenéia Álvares da Silva, que faz parte do Conselho Gestor de Saúde e também da Associação Espaço Comunitário Livre Acesso, que reúne moradores da região do Jardim Elba para diversas atividades, essa revitalização só foi possível após parcerias e muito esforço da comunidade. “Fizemos uma reunião em janeiro de 2012, envolvendo o Conselho, a Associação, o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis, além da Subprefeitura de Vila Prudente/Sapopemba por intermédio de um de seus assessores, além de contar com a voz da comunidade, e conseguimos transformar um antigo lixão cheio de violência, em uma área pública com iluminação e sobretudo limpeza”, disse Rutenéia.


Viela antes da revitalização (Foto: Rutenéia Alvarez)
 

Tudo isso também só foi possível graças às inúmeras doações. Após um mutirão na comunidade, foram recolhidos pneus velhos de borracharias, terras para plantio, e mais de 200 mudas de plantas vindas do Viveiro do Carmo para a construção das floreiras, que teve início em maio deste ano. Até mesmo as crianças têm uma parcela de ajuda na viela. Os pneus foram pintados por elas, e depois da colocação da terra e o plantio das mudas, ganharam uma estética de modo sustentável. O plantio das flores foi realizado durante a semana de Meio Ambiente, comemorada no dia 5 de junho


Moradores da Comunidade posam junto à viela (Foto: Heitor Pires)

“O acesso ao local melhorou e mudou para melhor nossas vidas. A limpeza e a iluminação deixaram a viela bastante tranqüila, dando mais segurança para nós moradores. Além disso, não temos uma quadra, uma praça, muito menos um campo por perto, e essa transformação toda nos ajudou a ter um espaço para usufruir”, disse dona Maria da Graça de Souza, que há mais de 30 anos habita uma casa próximo à viela.


Processo de revitalização da Viela está em estágio avançado (Foto: Heitor Pires)

O próximo passo a ser dado na viela é a melhoria do esgoto, que já foi solicitado junto à Prefeitura. Outra ação que está sendo pensada e quase em fase de início, é a dos grafites nos muros, em toda a viela, para dar uma visão mais agradável para quem utiliza aquela travessia.


Diversas floreiras foram colocas ao longo da Viela (Foto: Heitor Pires)

E as coisas não param por aí: a Associação, com a coordenação de Rutenéia, espera conseguir equipamentos públicos, além de ônibus biblioteca, um centro de cultura, a exemplo do Fábricas de Cultura instalado em área da Fazenda da Juta, e até mesmo rampas de acessibilidade para cadeirantes e pessoas com dificuldades físicas e aí sim, dar por terminada a revitalização da viela.