Obras de EMEI no Parque São Lucas, na Zona Leste, estão em estágio avançado

Nova escola atenderá 600 crianças e será totalmente acessível a crianças e pessoas com deficiência

A Prefeitura de São Paulo vistoriou nesta quinta-feira (16) as obras da Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) no Parque São Lucas, Zona Leste, executadas pela Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb). Em estágio avançado, a nova unidade, localizada na Rua Veratro, número 15, deve ser concluída neste ano. Com um investimento de R$ 4,5 milhões, a nova unidade atenderá 600 crianças com idades entre quatro e cinco anos da região.


A EMEI do bairro Parque São Lucas atenderá cerca de 600 crianças de quatro e cinco anos de idade (Foto: Henrique Rodrigues)
 

Com 1.260 metros quadrados, o prédio tem três pavimentos e conta com oito salas de aula, além de laboratório de informática, espaço para leitura, biblioteca, brinquedoteca, pátio, solário e refeitório. O projeto da obra, que foi aprovado pela Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), prevê ainda uma escola totalmente acessível a portadores de deficiências físicas.


Obras deverão sem entregues ainda em 2012 (Foto: Henrique Rodrigues)

 

A Prefeitura atende hoje 184,7 mil crianças nas 514 EMEIS e, com a ampliação da rede, avança a proposta de acabar com o terceiro turno na educação infantil. Em 2004, 91% dos alunos das pré-escolas tinham apenas quatro horas de aula por dia, em escolas organizadas em três turnos diurnos. Hoje, menos de 3% dos alunos estudam em escolas organizadas em três turnos diurnos. Até o início do ano que vem, nenhuma EMEI terá aulas em mais de dois turnos. Todos os alunos da pré-escola terão jornada escolar de no mínimo 6 horas diárias. Assim, passarão de 800 para 1.200 horas anuais, um aumento de 400h na escola por ano.