Escola Estufa oferece curso gratuito de horticultura em dez subprefeituras

Região da Vila Prudente faz parte do projeto

O projeto Escola Estufa oferece mais um curso gratuito em dez subprefeituras de São Paulo. Trata-se da horticultura, onde os alunos aprendem técnicas de preparo da terra, métodos de plantio e cultivo de diferentes mudas, como montar um minhocário e fazer compostagem.

Atualmente, o projeto tem 100 participantes que iniciaram o curso em abril. Eles têm de cumprir uma carga horária semanal de seis horas de aulas, divididas em três vezes na semana nas unidades da Vila Prudente, São Miguel, Taipas, Mooca, Prates, Casa Verde e Parelheiros, e em duas vezes na Capela do Socorro, Cambuci e Jaçanã durante um período de três meses. Os alunos recebem uma apostila para acompanhar o curso teórico e praticam os conhecimentos dentro de uma estufa. Ao todo, 1,5 mil pessoas já passaram pelo programa.


Aulas contam com mais de 100 alunos que iniciaram o curso
(Imagem: Diário Oficial - Cidade de São Paulo)

Ao final do curso, os alunos recebem um certificado em horti e floricultura, cultivo de ervas medicinais e montagem de composteira e minhocário, o que possibilita buscar uma colocação no mercado de trabalho ou desenvolver uma plantação para comércio.

Sobre a Escola Estufa Lucy Montoro

Criado em 2008, o programa tem como meta estimular a produção de hortaliças e vegetais, plantas aromáticas, espécies para paisagismo, além de retomar o conceito de hortas comunitárias.
Além de estimular a produção de alimentos saudáveis e de reeducação alimentar, o programa também tem a função de ser uma alternativa para geração de renda. A meta da Secretaria de Participação e Parcerias é de instalar uma escola estufa em cada uma das 31 subprefeituras

Em 2011, o programa capacitou e certificou mais de 800 alunos. Na região de Vila Prudente, São Lucas e Sapopemba, a Escola Estufa foi inaugurada em 05 de outubro de 2010, e desde então já capacitou 8 turmas de alunos, totalizando quase cerca de 120 pessoas. (em média, 15 alunos por turma)

Informações sobre oficinas ambientais e consulta de endereços devem ser realizadas pelo telefone 3113-9710.