SUBPREFEITURA DE SANTANA-TUCURUVI EM SINTONIA COM O MEIO AMBIENTE

Grande riqueza silvestre, na área da Subprefeitura se encontra na Invernada do Barro Branco da Polícia Militar

Na área da Subprefeitura de Santana-Tucuruvi, encontramos resquício de maciços vegetais, com presença de fauna silvestre, sendo um deles, a floresta da Invernada do Barro Branco da Polícia Militar.
Nessa área trabalha o Biólogo e 1º Sargento da Polícia Militar,Fábio Ferrão Videira, Coordenador da Comissão do Verde e Meio Ambiente do Centro Médico, uma das Unidades militares existentes no Complexo da Invernada.
Como um bom guardião da vida selvagem na Invernada, ele é responsável por vários estudos e ações como: identificação florística dos exemplares arbóreos da floresta da Invernada; levantamento da avifauna e fauna local; enriquecimento florístico com plantio de mais de 14.000 mudas arbóreas nativas da mata atlântica, enrobustecendo a oferta alimentar para a fauna local; elaboração e execução de dois projetos de passarelas aérea destinada à fauna arborícola, proporcionando uma segura passagem dos animais silvestres que provém da floresta existente na Serra da Cantareira e Parque Estadual Alberto Löfgren (Horto Florestal) ao fragmento de mata da Invernada; entre outros(as).


A preservação e conservação ambiental de florestas urbanas como a da Invernada do Barro Branco, são necessárias para o equilíbrio entre a natureza e a antropização, possibilitando uma harmônica interação do homem com o meio ambiente, motivo pelo qual são repassados esses ensinamentos aos jovens do Grupo Escoteiro Primeiro de Brownsea, sediado na Invernada, bem como aos alunos das escolas existentes na região, mediante ações conjuntas com a Polícia Militar.


Curiosidades:

No fragmento de mata da Invernada, podemos encontrar centenas de espécies arbóreas nativas e exóticas, 4 nascentes de rios, mais de 111 espécies de aves, sendo que 7 delas se encontram na lista de animais ameaçados de extinção. Também encontramos mais de 10 mamíferos, entre outros animais como répteis, anfíbios, artrópodes, anelídeos, etc. Um santuário natural no interior da Subprefeitura de Santana-Tucuruvi.

A Subprefeitura vem apoiando ações ambientais da Polícia Militar, como as gerenciadas pelo Biól. 1º Sgt PM Ferrão entre outras, a fim de potencializar uma melhor qualidade aos Munícipes da região.