Comitê da Dengue planejou as ações para 2016

Na quarta-feira, 13/1, o Comitê da Dengue de Santana/Tucuruvi reuniu-se para discutir as ações contra a dengue, febre chikungunya e zika

O Comite da dengue de Santana, Tucuruvi e Mandaqui iniciou seus trabalhos com muito ânimo e muitas tarefas.

Esse Comitê, que foi considerado um exemplo de articulação, reuniu-se na última quarta-feira para discutir o quadro da região com relação a proliferarão do mosquito Aëdes aegypti e possíveis ações para combatê-lo.

"Esse ano temos mais um instrumento a nosso favor no combate ao mosquito e as doenças provocavas por ele" afirmou a representante da Coordenadoria Norte de Saúde a respeito do decreto que permite adentrar nas residências mesmo diante da resistência na fiscalização dos focos do mosquito e possíveis criadouros.

O coordenador dos trabalhos, Assessor de gabinete, afirmou ainda que contaremos mais uma vez com a presença do exército para ajudar nos trabalhos em toda a região, mas com maior foco nas comunidades que mais precisam.

O Comitê contou ainda com a presença dos subprefeitos de Santana e Jaçanã respectivamente e o Chefe de Gabinete de Santana. 

A reunião foi muito produtiva e todos puderam relatar fatos e trocar experiências como o treinamento realizado em todos os hospitais públicos e privados quando foram repassados todos os protocolos de atendimento para agilizar o procedimento junto aos pacientes.

 

Também houve registro sobre o treinamento para o “teste rápido da dengue” cuja a previsão é  de acelerar a distribuição de máquinas de hemograma para as unidades de saúde.

 

Foram discutidos também os novos decretos que tratam da implantação do comitê da dengue em todas as subprefeituras, bem como a problematica envolvendo a entrada de equipes nos domicílios, aonde o morador não autoriza.

 

Com a participação de representantes de vários segmentos da municipalidade, o comitê ganha maior penetração junto a comunidade de Santana/Tucuruvi e expande os serviçoes com mais vigor. 

 

A próxima reunião extraordinária será realizada no dia 27/1 às 9h30 na Subprefeitura de Santana.