“Prefeitura no Bairro” realiza mais de 3 mil atendimentos

Ação contemplou 90 ruas da região do Lauzanne e da Vila Amélia

 O prefeito Fernando Haddad acompanhou nesta sexta-feira (18/9) as ações do programa “Prefeitura no Bairro” no Lauzanne Paulista e na Vila Amélia. Em menos de uma semana, os postos móveis de diversas secretarias instalados na Praça Vereador Antonio Sampaio realizaram mais de 3 mil atendimentos. As tendas realizaram atendimentos até sábado (19/9)

"Às vezes a pessoa pede uma faixa de pedestre,um semáforo de pedestre, às vezes uma vaga em creche. Cada um tem a sua solicitação. Essas tendas estão aqui para recepcionar a demanda de vocês, para que as secretarias possam, na medida do possível, atender. Quando a gente vem para o bairro, a gente ouve da boca do povo o que é mais prioritário", afirmou Haddad.

O bairro de Lauzanne Paulista é atendido pela 23ª edição do programa intersecretarial, que atualmente está em sua segunda fase. A nova etapa do programa, iniciada na última semana, tem como objetivo o atendimento de bairros também vulneráveis, porém não contemplados pela fase anterior.

Desde a última segunda-feira (14/9) a população pode usufruir de mais de 150 serviços oferecidos pelas secretarias municipais, como emissão de carteira de trabalho, encaminhamento para vagas de emprego, confecção de cartão do Serviço Único de Saúde (SUS), cadastro em programas sociais do município e atividades de lazer e cultura.

Juntas, as tendas realizaram mais de 3.000 atendimentos. As que tiveram maior procura pelos munícipes foram as da Saúde, que realizou 1.718 atendimentos, entre oficinas educativas com crianças e orientações para o combate à dengue e o cuidado odontológico; as unidades móveis do Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedorismo (CATe) e do Micro empreendedor Individual (MEI), que juntas foram responsáveis por 235 atendimentos; além da tenda do Verde e do Meio Ambiente, que realizou 176 atendimentos e distribuiu 400 mudas de plantas.

Coube à Subprefeitura ainda o trabalho de zeladoria. Foram limpos 520 metros quadrados de córregos, 824 metros quadrados de galerias e 417 bocas de lobo. Também foram tapados 52 buracos. A ação atingiu 90 ruas, localizadas em Lauzanne Paulista e na Vila Amélia, ambas sob administração da Subprefeitura Santana/Tucuruvi.

Durante a visita às tendas da iniciativa Prefeitura no Bairro, Haddad lembrou que a zona norte receberá um dos principais investimentos da cidade, o Hospital Municipal da Vila Brasilândia, cujas obras devem começar sábado (19/9). "Durante seis meses, de fevereiro para cá, os engenheiros da Prefeitura e do Metrô batalharam para conseguir ajeitar o hospital e a estação em um mesmo terreno. Eles quebraram a cabeça e conseguiram conceber a estação [na parte da] frente. Atrás dela, a partir de amanhã, começa a nascer o Hospital da Brasilândia, que vai impactar toda a zona norte", disse.

Nesta manhã, o prefeito visitou também a Associação Comercial Distrital Santana, onde se reuniu com os comerciantes da região, e o Centro Comunitário Santa Inês (Cecosi), equipamento onde a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) mantém um Centro para Crianças e Adolescentes (CCA). O espaço tem capacidade para atender até 240 crianças e adolescentes no contra turno escolar, que participam de atividades lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social.

Acompanharam a visita à região a vice-prefeita Nádia Campeão e os secretários municipais Eduardo Suplicy (Direitos Humanos e Cidadania), Celso Jatene (Esportes), Luiz Antonio Medeiros (Coordenação das Subprefeituras), José Floriano (Habitação) e Nunzio Briguglio (Comunicação), além do Subprefeito de Santana/Tucuruvi Carlos Roberto Candella.