Aniversário do Tucuruvi será comemorado na X-9 Paulistana

O bairro do Tucuruvi completa 111 anos e quem ganha o presente é você

Nesta sexta-feira, 24/10, na quadra da Escola de Samba X-9 Paulistana será realizado show com o grupo Fundo de Quintal e com a Bateria Show da X-9.

Tucuruvi, um dos bairros mais importantes e conhecidos da Zona Norte de São Paulo, foi fundado em 24 de outubro de 1903. O nome Tucuruvi tem origem no tupi--guarani e significa gafanhoto verde, inseto que era muito encontrado em fazendas da região. Na época de sua fundação predominavam os sítios na área, dos quais os mais conhecidos eram o Lavrinhas, Pedregulho e Tapera Grande.

O primeiro núcleo do povoamento foi iniciado em 24 de outubro de 1903 pelo inglês Willian Harding. O britânico havia comprado uma grande área e, nove anos após a transação, fundou a Vila Harding, que se localizava no alto de uma colina, o que proporcionava aos visitantes uma bela visão de São Paulo.

Do núcleo inicial, sobrou o palacete de sete mil m², construído por Harding para sua moradia que abriga hoje a sede da Subprefeitura Santana/Tucuruvi. Harding nasceu em 27 de agosto de 1856 em Someser, Inglaterra e chegou ao Brasil com três anos de idade. Aos poucos, suas propriedades foram sendo vendidas para dar lugar ao bairro que surgia.

No dia 4 de maio de 1918, era celebrada a primeira missa, ainda em instalações precárias, no bairro. Em 6 de outubro desse ano, foi lançada a pedra fundamental da Igreja do Menino Jesus do Tucuruvi, que ainda hoje é um dos símbolos do bairro. Ainda naquele ano, foi fundada a Escola Noturna da Associação Beneficente do Tucuruvi.
Tem um dos melhores climas da cidade, em parte devido à proximidade com a Serra da Cantareira. A estação terminal da Linha 1 do metrô de São Paulo, na atual estação Tucuruvi, ocupa o local onde antes foi uma estação do trem da Cantareira, em frente à Colina do Tucuruvi, local do palacete de Harding e primeiro núcleo habitacional do bairro. O distrito abriga a sede da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, que fica no bairro do Jardim Barro Branco.
Serviço:

Evento: Comemoração dos 111 anos do bairro do Tucuruvi
Local: Quadra da Escola de Samba X-9 Paulistana
Endereço: Av. Paulo Silva Araújo, 25 (ao lado do SESC Santana)
Data: 24/10/2014
Horário: A partir das 20 horas
Entrada: Um quilo de alimento não perecível (exceto sal)