Saúde, Cultura e Beleza marcam as atividades do Dia da Mulher na Subprefeitura Penha

Palestra, vídeo, dança do ventre e Dia da Beleza agraciam mulheres da Penha e região

Mais de 30 mulheres participaram no dia 10 de março, das comemorações voltadas ao Dia Internacional da Mulher preparadas pela Subprefeitura Penha e Fórum de Mulheres. Neste dia, as participantes assistiram um vídeo sobre o câncer de mama, seguido por uma palestra sobre saúde da mulher. O encerramento deu-se com um chá da tarde.

A palestra, ministrada pelo Supervisor Técnico de Saúde da Penha, Dr. Celso Galhardo Monteiro, mostrou às mulheres os cuidados que devem ser tomados durante as várias etapas de suas vidas: infância, adolescência, fase adulta (maternidade) e 3º idade (menopausa). No primeiro momento, lhe é apresentado um modelo de feminilidade próprio da sociedade machista. “É o manual da boa mulher: ser pura, dócil e prestativa”, diz o palestrante.

Num segundo momento, lá pelos 9 aos 13 anos, as meninas, com os hormônios em ebulição, passam a se conhecer melhor e enfrentam as transformações provenientes da menstruação, das tensões pré-menstruais etc. “Com as transformações surgem os problemas”, explica. Depois da formação sexual, a mulher passa pela gravidez, às vezes esperada, outras vezes não planejada e encara de qualquer forma as nuances da maternidade e a importância do pré-natal.

Com o passar do tempo, depois de ter enfrentado a dor da primeira mamada e a enorme responsabilidade de cuidar de um ser que depende totalmente (em especial) da mãe para sobreviver, as mulheres se deparam com a síndrome do ninho vazio. Aí vem a menopausa que compromete especialmente a parte óssea. O palestrante falou sobre a necessidade de as mulheres fazerem todos os exames necessários ao longo da vida, como: papanicolau, mamografia e ultrassom. “O que vale em qualquer momento é o autocuidado”, disse o Supervisor de Saúde.

Para ele é fundamental que as mulheres invistam em si próprias, ou seja, que cuidem de si mesmas. Cuidar do corpo e da mente; ter acesso à informação; fazer o autoexame da mama, comer e dormir bem, além de fazer alguma atividade física é imprescindível para garantir qualidade de vida elevada. Em sua saudação, o Subprefeito da Penha, Pedro Gastaferro Junior, esclareceu que a saúde da mulher foi escolhida como tema da palestra por ser muito importante na vida das mulheres.

Na sexta-feira, dia 11 de março foram realizadas as últimas atividades que encerraram as comemorações do Dia Da Mulher na Sub Penha. Neste dia, além de apreciar produtos artesanais, foi o Dia da Beleza, fortalecendo a vaidade feminina nas mulheres que cotidianamente esforçam-se para atender à população com carinho e dedicação e tornar a sociedade mais justa e humana. Para relaxar, as mulheres foram agraciadas com uma massagem antiestresse. Nos dias de eventos, as mulheres puderam curtir antes do início das atividades a música Maria, Maria de Milton Nasicmento.

 8 demarço

No dia 8 de março, primeiro dia de homenagens, houve uma minipalestra sobre os benefícios trazidos pela dança do ventre na vida das mulheres, como: elevação da auto-estima e da qualidade de vida. Depois as mulheres tiveram uma aula, que contou com os principais passos da dança e para encerrar as atividades do dia, foi exibido o filme “Para Sempre Alice”, que trata sobre os males do Alzheimer; uma doença que se apresenta como demência, ou perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem), causada pela morte de células cerebrais. Durante a semana, as mulheres foram presenteadas com uma entre cinco espécies de mudas trazidas diretamente do Viveiro que a Subprefeitura possui próximo ao Parque Linear Tiquatira.